Aspectos teóricos e sequências didáticas para a produção escrita de gêneros discursivos

Autores

  • Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-9

Palavras-chave:

Produção escrita. Gêneros discursivos. Sequência didática.

Resumo

Embora  os construtos teóricos sobre produção escrita de gêneros discursivos já tenham sido amplamente divulgados na última década, o trabalho com escrita nas aulas de Língua Portuguesa ainda impõe um desafio aos professores. Diferentes condições de acesso  às informações sobre o tema geram dúvidas, frequentemente manifestadas em cursos de formação e de atualização docente, tais como: (i) Qual a diferença da antiga redação para a atual proposta de produção escrita de gêneros discursivos? (ii) Que conhecimentos são necessários para a produção escrita de um gênero discursivo? (iii) Como desenvolver projetos de produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula?   Por esse motivo, a de abordagem do assunto ainda se justifica.  Assim, os objetivos deste artigo são:  apresentar uma síntese de fundamentos teóricos que respondam às duas primeiras perguntas citadas e apresentar um modelo didático de análise de gêneros e de projeto de leitura e produção escrita, exemplificado por meio de três sequências didáticas  já desenvolvidas com sucesso em salas de aula dos ensinos fundamental e médio. Conclui-se que assim se pode contribuir para práticas pedagógicas teoricamente bem fundamentadas e viáveis para o desenvolvimento da capacidade de produção escrita dos alunos.

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

LOPES-ROSSI, M. A. G. Aspectos teóricos e sequências didáticas para a produção escrita de gêneros discursivos. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 3, p. 132–157, 2015. DOI: 10.14393/LL63-v31n3a2015-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30598. Acesso em: 13 nov. 2024.