Fortalecimento de letramentos de professoras: um estudo no Mestrado Profissional em Letras

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Universitário de Palmas

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-15

Palavras-chave:

Escrita, Gênero, Letramento Científico

Resumo

Investigamos o fortalecimento de práticas de letramento de uma turma de professoras matriculadas no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), a partir de um trabalho pedagógico orientado pelas abordagens do letramento científico e do professor. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, e os principais dados investigados são relatos escritos de experiências sobre práticas escolares de produção textual escrita, desenvolvidas pelas próprias autoras dos relatos em escolas de ensino básico. Os resultados mostram que as abordagens do letramento assumidas na formação docente provocaram um maior senso crítico das professoras. Isso também as levou a perceber as limitações produzidas pela recontextualização improdutiva de teorias linguísticas para aulas de Língua Portuguesa em escola de ensino básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Universitário de Palmas

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University - PolyU. Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras). Na graduação, leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Campus Universitário de Palmas. Foi Bolsista de Produtividade 2F (CNPq) entre os anos 2009 e 2012. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gramática, gêneros textuais, letramento, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura e estágio supervisionado nas licenciaturas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos.

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

SILVA, W. R. Fortalecimento de letramentos de professoras: um estudo no Mestrado Profissional em Letras. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 314–337, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v32n2a2016-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35097. Acesso em: 27 nov. 2022.