Desenvolvimento de habilidades de produção e recepção de textos no contexto da pedagogia dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-1Palavras-chave:
Contextos digitais, Letramento digital, Multiletramentos, Produção/recepção textual, Ensino da Língua PortuguesaResumo
Neste artigo, discutimos como o desenvolvimento de habilidades de produção e recepção dos novos textos, que surgem a partir das práticas discursivas estabelecidas em contextos digitais, influencia o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Tomamos como referência os estudos sobre letramento e letramento digital; e os estudos sobre a pedagogia dos multiletramentos. Na pesquisa, foi realizada com alunos de uma série dos anos finais do Ensino Fundamental uma atividade diagnóstica que apontou necessidade de desenvolvimento de habilidades de compreensão e produção de textos em contextos digitais. A partir dessa atividade, foi aplicada uma proposta educacional de intervenção. A análise dos resultados demonstrou que os sujeitos apresentaram um avanço no reconhecimento de efeitos de sentidos decorrentes de textos multimodais e dos aspectos multimidiáticos e composicionais do hipertexto digital; e um avanço parcial quanto às habilidades de realização de pesquisa na internet. A análise demonstrou, ainda, que as atividades foram eficientes para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à produção e recepção de textos. A partir da comparação entre o resultado das atividades diagnóstica e avaliativa, concluímos que o desenvolvimento de habilidades de produção e recepção de textos multimidiáticos dos contextos digitais influenciou de maneira positiva o processo de ensino e que a abordagem, no ensino-aprendizagem, de novas habilidades relacionadas ao uso de recursos e ferramentas digitais e à produção/recepção desses novos textos pode ser favorável ao ensino da Língua Portuguesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.