Letramento crítico e o ensino de língua inglesa: fomentando o senso crítico e a cidadania nas aulas de leitura
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v34n1a2018-3Palavras-chave:
Letramento crítico, Língua inglesa, Conhecimento local, Ensino de leituraResumo
Este artigo é um recorte da proposta desenvolvida em dissertação de mestrado, cujo título é O papel do ensino de língua inglesa na formação do leitor/cidadão crítico: leitura e letramentos no contexto escolar, defendida na Universidade Federal Fluminense em 08 de dezembro de 2015. A pesquisa desenvolvida na dissertação objetivou investigar o papel do letramento crítico (DUBOC, 2014; JORDÃO, 2013, 2014; LANKSHEAR; McLAREN, 2013; TÃLIO, 2012, 2015) e do conhecimento local (KUMARAVADIVELU, 2006) em um processo de implementação das atividades de leitura das quatro primeiras unidades do livro Alive high: inglês, 3° ano: Ensino Médio. Todavia, no presente estudo, analisamos a segunda unidade, objetivando, assim, ilustrar de forma mais sucinta o trabalho desenvolvido na dissertação. Cabe também salientar que a análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa ocorreu em duas turmas do 3° ano do Ensino Médio - Regular de uma escola estadual localizada no município de São Gonçalo/RJ. No que tange aos resultados dessa análise, eles mostraram que o texto da segunda unidade e suas respectivas atividades de leitura podem fomentar práticas crítico-reflexivas e, por conseguinte, viabilizar a formação de leitores/cidadãos críticos. Contudo, para que esse objetivo seja alcançado, o professor precisa estar ciente da importância do papel do conhecimento local e do seu próprio papel de mediador no desenvolvimento e/ou da adaptação dessas atividades pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.