Sobrevivências

Resistência (inter)artística/midiática na pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-20

Palavras-chave:

Sobrevivência, Covid-19, Ativismo, Arte social

Resumo

Este artigo apresenta o projeto de extensão SobreVivências, inserido nas áreas de arte, cultura e comunicação e desenvolvido no CEFET-MG. Esse projeto teve por objetivo estimular o engajamento discente em processos criativos interartísticos/intermidiáticos, que envolvessem a experimentação de diferentes linguagens, técnicas artísticas e ferramentas de comunicação, com vistas à produção e difusão de obras artísticas e iniciativas culturais que representassem uma contribuição direta ao movimento de ações de enfrentamento à Covid-19. Compreendeu o estudo orientado, práticas criativas e a divulgação de produção interartística/intermidiática, como meio de disseminação de informações e conhecimentos corretos e qualificados sobre o combate à pandemia. As ações em cursos na criação/comunicação e a distribuição gratuita do livro de autoria coletiva são meios pelos quais se buscou alcançar uma atuação extensionista dirigida a um público amplo. O referencial teórico interdisciplinar utilizado contempla trabalhos das áreas de Estudos Interartes/Intermidiáticos; Teoria da Arte; Antropologia Visual e outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yara Augusto, CEFET-MG

Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle – Paris III e Centre de recherche inter-universitaire sur les champs culturels en Amérique Latine (CRICCAL). Professora no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Referências

ANDRADE, Oswald de. O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. Edição fac-similar. São Paulo: Ex Libris, 1987.

AUGUSTO, Yara. Plasticidades Poéticas, Escriturais Picturais: jogos do texto e da imagem na arte de poetas e pintores das vanguardas latino-americanas. 2016. 314f. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) – Programa de pós-graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

ARENDT, Hanna. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_14dez2018_site.pdf. Acesso em: 7 jun. 2020.

BARTHES, Roland. Variations sur lécriture. Oeuvres Complètes. v. Iv. Paris: Seuil, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em 12 dez. 2018.

CASA NOVA, Vera. Fricções. Traço, Olho e Letra. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

DE BOTTON, Alain; ARMSTRONG, John. Arte como terapia. Trad. Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 2005.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. História da arte e anacronismos das imagens. Belo Horizonte: UFMG, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Márcia Arbex e Vera Casa Nova. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.

MATISSE, Henri. Matisse Cut-outs. Bohn: Taschen, 2015.

NIKOLAJEVA, Maria. Livro Ilustrado: palavras e imagens. Rio de Janeiro: Cosac Naif, 2011.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Perdida entre signos: Literatura, Artes e Mídias, hoje. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG. 2012.

WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã. Contribuições científico-culturais para a história do Renascimento Europeu. Rio de Janeiro: Contraponto. 2013.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

AUGUSTO, Y. Sobrevivências: Resistência (inter)artística/midiática na pandemia de Covid-19. Letras & Letras, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 356–374, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-20. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57071. Acesso em: 22 maio. 2022.