Formação de professores: estágio supervisionado e a prática docente em aulas de português
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-8Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, PROFLETRAS, Ensino de Português, PISAResumo
Este artigo tem por objetivo mostrar que os relatórios de estágio supervisionado, elaborados por alunos de licenciatura em português, constituem uma fonte potencial de pesquisa aos interessados na melhoria do ensino de leitura e escrita no nível básico. Inicialmente é descrito um cenário mais amplo onde são alocadas a classificação dos estudantes brasileiros no teste PISA, as iniciativas governamentais que visam à melhoria do sistema de ensino, a rotina dos cursos de letras no que diz respeito à licenciatura em português. Dentre as iniciativas governamentais apontam-se os testes censitórios (ENEM, ENADE, ANRESC e ANA) e o PROFLETRAS. O diagnóstico é que pouca atenção tem sido dada à licenciatura, em geral, nos cursos de graduação e, em particular, às horas de observação e demais atividades desenvolvidas durante o estágio obrigatório. Propõe-se um roteiro de estágio, e justificativas para sua adoção.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.