Literatura de cordel e letramento literário: uma sequência básica de leitura para "O Romance do Pavão Misterioso"

Autores

  • Pedrina Carvalho de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Margarida da Silveira Corsi
  • Alba Krishna Topan Feldman

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-7

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Intertextualidade, Letramento literário

Resumo

Este trabalho apresenta os encaminhamentos para a formulação de uma sequência básica de leitura para o "Romance do Pavão Misterioso", de João Melquíades Ferreira da Silva, e os resultados de sua aplicação em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental II. Para embasar a elaboração desta proposta de leitura orientada, que visa ao letramento literário do gênero romance de cordel, procedemos à análise do texto conforme as etapas de leitura sugeridas por Michelleti (2000) e Cosson (2014) e rediscutidas Corsi (2015). O diálogo do romance de cordel com outros textos foi trabalhado a partir das considerações de Samoyault (2008) acerca de intertextualidade. Os encaminhamentos para a leitura seguiram as proposições de Cosson (2014) para uma sequência básica de leitura. O material didático produzido objetivou também demonstrar aos alunos que a obra literária se insere numa cadeia comunicativa em que enunciados que a precedem e a sucedem estão intrinsecamente relacionados aos sentidos possíveis atribuídos à leitura, e, por isso, conhecê-los enriquece, ainda mais, a sua interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

OLIVEIRA, P. C. de; CORSI, M. da S.; FELDMAN, A. K. T. Literatura de cordel e letramento literário: uma sequência básica de leitura para "O Romance do Pavão Misterioso". Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 138–163, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35323. Acesso em: 17 ago. 2022.