Alguns aspectos do uso do vocativo em telejornal de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v38-2022-21Palavras-chave:
Vocativo, Telejornal, Português, Norma LinguísticaResumo
O presente trabalho objetiva introduzir o leitor nos estudos sobre o vocativo no português, problematizando a necessidade de ampliar as pesquisas sobre a categoria sintática na língua. De modo particular, investigamos como o telejornal pode ser uma importante fonte de dados para o estudo do vocativo e, por conseguinte, análise das relações estabelecidas entre os enunciadores que figuram nos diversos quadros que compõem o telejornal. Assim, partimos da percepção social da linguagem em contraste com os estudos formais e tradicionais sobre o vocativo a fim de evidenciar a limitação dessas abordagens. Como resultado, observamos um quantitativo expressivo de ocorrências do vocativo no jornal mineiro e descrevemos como se distribuem quanto ao tipo e colocação sintática
Downloads
Referências
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BERLINCK, R. A.; AUGUSTO, M. R.A.; SCHER, A. P. Sintaxe. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v.1. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 207-244.
CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2020.
CHOMSKY, N. Estruturas sintáticas. Tradução de Gabriel de Ávila Othero e Sérgio de Moura Menuzzi. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2015.
LUCCHESI, D. Língua e sociedade partidas: a polarização sociolinguística do Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.
MOREIRA, J. C. O vocativo no português brasileiro nos séculos XIX e XX: um estudo de mudança linguística. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ALDR-7LTG8Z. Acesso em: 16 jan. 2023.
NEVES, M. H. M. A gramática do português revelada em textos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Gilberto Antonio Peres, Leandro Silveira de Araujo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.