O acusativo anafórico no Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-7Palavras-chave:
Acusativo anafórico, Ensino de gramática, VariaçãoResumo
Assumindo os pressupostos da teoria da variação e mudança linguística e dos estudos sobre o ensino de gramática, apresentamos neste artigo resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). A pesquisa diz respeito aos diferentes usos do acusativo anafórico de terceira pessoa em textos narrativos escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Elabora-se uma proposta de ensino que considere o papel da escola na recuperação de formas não mais presentes na gramática do Português brasileiro - tais como os clíticos acusativos de terceira pessoa ("o"/"a"). Sistematiza-se aqui uma proposta de tratamento didático-pedagógica para um ensino de gramática que considere a língua em uso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.