O acusativo anafórico no Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção pedagógica

Autores

  • Marco Antonio Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alice Carla Marcelino Xavier Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-7

Palavras-chave:

Acusativo anafórico, Ensino de gramática, Variação

Resumo

Assumindo os pressupostos da teoria da variação e mudança linguística e dos estudos sobre o ensino de gramática, apresentamos neste artigo resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). A pesquisa diz respeito aos diferentes usos do acusativo anafórico de terceira pessoa em textos narrativos escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Elabora-se uma proposta de ensino que considere o papel da escola na recuperação de formas não mais presentes na gramática do Português brasileiro - tais como os clíticos acusativos de terceira pessoa ("o"/"a"). Sistematiza-se aqui uma proposta de tratamento didático-pedagógica para um ensino de gramática que considere a língua em uso.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

MARTINS, M. A.; XAVIER, A. C. M. O acusativo anafórico no Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção pedagógica. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 1, p. 174–188, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n1a2017-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/9. Acesso em: 22 jul. 2024.