Uma abordagem da progressão temática na argumentação escrita de alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Vanessa Luciana Santos Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Arlete Ribeiro Nepomuceno

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-13

Palavras-chave:

Interação, Textualidade, Progressão temática, Argumentação

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que propôs estratégias de intervenção, com o propósito de desenvolver habilidades dos alunos para buscar sanar dificuldades em ordenar e organizar ideias no texto argumentativo escrito, obedecendo à coerência/coesão, de modo que o texto progrida tematicamente. Partindo do aporte teórico da Linguística Textual, da Teoria da Argumentação e da Semiolinguística da Análise do Discurso, nesta pesquisa-ação, de expediente qualitativo, num primeiro momento, valemo-nos do registro textual de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Montes Claros/MG, para constituir o corpus I. Posteriormente, houve nova coleta para constituição do corpus II, na qual, após a realização da proposta de intervenção, buscou-se detectar mudanças e progressos almejados e alcançados. Os resultados comprovam que o ensino de estratégias interventivas leva ao uso adequado dos mecanismos de coerência e dos marcadores do discurso, fazendo com que os alunos produzam textos argumentativos mais coerentes, que obedeçam à progressão temática numa perspectiva mais discursiva do uso da língua. Como conclusão mais geral, evidenciamos a necessidade do estudo da argumentação em todo ano de escolaridade, tendo a prática de leitura como fundamento do ato de argumentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Luciana Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Vanessa Luciana dos Santos Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), professora de Educação Básica na rede pública de ensino e professora formadora no curso Letras Português  UAB/Unimontes.

Arlete Ribeiro Nepomuceno

Arlete Ribeiro Nepomuceno: Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora adjunta da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), tanto na graduação quanto no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, e coordenadora do Curso de Letras Português

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

SANTOS, V. L.; NEPOMUCENO, A. R. Uma abordagem da progressão temática na argumentação escrita de alunos do Ensino Fundamental. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 271–297, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35379. Acesso em: 17 ago. 2022.