Uma abordagem da progressão temática na argumentação escrita de alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Vanessa Luciana Santos Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Autor
  • Arlete Ribeiro Nepomuceno Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-13

Palavras-chave:

Interação, Textualidade, Progressão temática, Argumentação

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que propôs estratégias de intervenção, com o propósito de desenvolver habilidades dos alunos para buscar sanar dificuldades em ordenar e organizar ideias no texto argumentativo escrito, obedecendo à coerência/coesão, de modo que o texto progrida tematicamente. Partindo do aporte teórico da Linguística Textual, da Teoria da Argumentação e da Semiolinguística da Análise do Discurso, nesta pesquisa-ação, de expediente qualitativo, num primeiro momento, valemo-nos do registro textual de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Montes Claros/MG, para constituir o corpus I. Posteriormente, houve nova coleta para constituição do corpus II, na qual, após a realização da proposta de intervenção, buscou-se detectar mudanças e progressos almejados e alcançados. Os resultados comprovam que o ensino de estratégias interventivas leva ao uso adequado dos mecanismos de coerência e dos marcadores do discurso, fazendo com que os alunos produzam textos argumentativos mais coerentes, que obedeçam à progressão temática numa perspectiva mais discursiva do uso da língua. Como conclusão mais geral, evidenciamos a necessidade do estudo da argumentação em todo ano de escolaridade, tendo a prática de leitura como fundamento do ato de argumentar.

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Biografia do Autor

  • Vanessa Luciana Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

    Vanessa Luciana dos Santos Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), professora de Educação Básica na rede pública de ensino e professora formadora no curso Letras Português  UAB/Unimontes.

  • Arlete Ribeiro Nepomuceno

    Arlete Ribeiro Nepomuceno: Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora adjunta da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), tanto na graduação quanto no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, e coordenadora do Curso de Letras Português

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Publicado

31-12-2016

Como Citar

Uma abordagem da progressão temática na argumentação escrita de alunos do Ensino Fundamental. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 4, p. 271–297, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35379. Acesso em: 22 abr. 2025.

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