Reforma curricular em Goiás
Crenças de professoras de inglês no contexto público de ensino e reflexões acerca da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v38-2022-23Palavras-chave:
Crenças de professores, Reforma Curricular, DC-GO, Ensino e aprendizagem da língua inglesa, Escola públicaResumo
Neste artigo, relatamos resultados de uma pesquisa de doutorado, documental, etnográfica, de natureza qualitativo-interpretativista, desenvolvida entre 2019 e 2022, no contexto da reforma curricular de Goiás, que ocorreu em função da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral da pesquisa foi analisar as concepções trazidas pelo novo documento curricular da Rede Estadual de Goiás para a área de língua inglesa – o DC-GO - e investigar como professores de inglês e elaboradores do currículo significavam tal proposta em se tratando do ensino e aprendizagem de língua inglesa. Os participantes da pesquisa foram quatro professoras de Língua Inglesa de duas escolas estaduais de uma cidade do interior no Estado de Goiás e dois elaboradores do currículo. Para este artigo, fizemos um recorte da pesquisa e nos concentramos nas crenças das professoras de língua inglesa. Esperamos que os resultados da pesquisa enriqueçam as discussões na área de Linguística Aplicada sobre reformas educacionais e políticas de ensino realizadas ultimamente no Brasil e sobre a formação de professores de línguas.
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