Multiletramentos na escola: o uso do celular e do WhatsApp nas aulas de produção textual em Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-12

Palavras-chave:

Multiletramentos, Novas tecnologias, Celular, WhatsApp, Produção textual

Resumo

Este artigo centra-se na discussão sobre a inserção das novas tecnologias na sala de aula - em especial, das tecnologias digitais - envolvendo as práticas sociais de leitura e de escrita. Por meio desta pesquisa, pudemos trabalhar, por exemplo, o celular e o WhatsApp como ferramentas de produção do conhecimento em que saberes são gerados e dialogados no espaço escolar. Escolhemos como objeto de estudo as práticas de letramentos no espaço digital do WhatsApp e definimos como objetivo geral propor práticas sociais de leitura e de escrita com o uso do celular e do WhatsApp. O desenvolvimento do estudo se deu à luz das teorias sobre os estudos dos letramentos, dos multiletramentos, das novas tecnologias e da tecnologia mobile. Os resultados permitiram evidenciar que a pedagogia dos multiletramentos contribuiu de forma significativa para a produção escrita dos alunos e que as práticas de letramentos norteadas em práticas sociais, através do celular e do WhatsApp, intensificaram a interatividade e a criticidade do alunado. Em síntese, convém enfatizar a importância de quebrar as barreiras e permitir a convergência desse mundo digital ao mundo da sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, em Mossoró-RN. Possui graduação em Letras (1991) e Especialização em Linguística Aplicada (2000) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística- PROLING, em João Pessoa - PB (2008) e Doutora pelo mesmo programa de pós-graduação (2012). Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPCL. Coordenadora do subprojeto PIBID Letras/Português/Mossoró. Lider do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do estado do Rio Grande do Norte - GEDUERN. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, gêneros discursivos e letramentos.
  • Débora Katiene Praxedes Costa Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

     

    Formação em Letras e pós- graduação lato sensu em linguística e  stricto sensu em Letras. 

Downloads

Publicado

31-12-2016

Como Citar

Multiletramentos na escola: o uso do celular e do WhatsApp nas aulas de produção textual em Língua Portuguesa. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 4, p. 243–270, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35204. Acesso em: 9 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 133

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.