Multiletramentos na escola: o uso do celular e do WhatsApp nas aulas de produção textual em Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-12Palavras-chave:
Multiletramentos, Novas tecnologias, Celular, WhatsApp, Produção textualResumo
Este artigo centra-se na discussão sobre a inserção das novas tecnologias na sala de aula - em especial, das tecnologias digitais - envolvendo as práticas sociais de leitura e de escrita. Por meio desta pesquisa, pudemos trabalhar, por exemplo, o celular e o WhatsApp como ferramentas de produção do conhecimento em que saberes são gerados e dialogados no espaço escolar. Escolhemos como objeto de estudo as práticas de letramentos no espaço digital do WhatsApp e definimos como objetivo geral propor práticas sociais de leitura e de escrita com o uso do celular e do WhatsApp. O desenvolvimento do estudo se deu à luz das teorias sobre os estudos dos letramentos, dos multiletramentos, das novas tecnologias e da tecnologia mobile. Os resultados permitiram evidenciar que a pedagogia dos multiletramentos contribuiu de forma significativa para a produção escrita dos alunos e que as práticas de letramentos norteadas em práticas sociais, através do celular e do WhatsApp, intensificaram a interatividade e a criticidade do alunado. Em síntese, convém enfatizar a importância de quebrar as barreiras e permitir a convergência desse mundo digital ao mundo da sala de aula.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.