Multiletramentos na escola: o uso do celular e do WhatsApp nas aulas de produção textual em Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-12

Palavras-chave:

Multiletramentos, Novas tecnologias, Celular, WhatsApp, Produção textual

Resumo

Este artigo centra-se na discussão sobre a inserção das novas tecnologias na sala de aula - em especial, das tecnologias digitais - envolvendo as práticas sociais de leitura e de escrita. Por meio desta pesquisa, pudemos trabalhar, por exemplo, o celular e o WhatsApp como ferramentas de produção do conhecimento em que saberes são gerados e dialogados no espaço escolar. Escolhemos como objeto de estudo as práticas de letramentos no espaço digital do WhatsApp e definimos como objetivo geral propor práticas sociais de leitura e de escrita com o uso do celular e do WhatsApp. O desenvolvimento do estudo se deu à luz das teorias sobre os estudos dos letramentos, dos multiletramentos, das novas tecnologias e da tecnologia mobile. Os resultados permitiram evidenciar que a pedagogia dos multiletramentos contribuiu de forma significativa para a produção escrita dos alunos e que as práticas de letramentos norteadas em práticas sociais, através do celular e do WhatsApp, intensificaram a interatividade e a criticidade do alunado. Em síntese, convém enfatizar a importância de quebrar as barreiras e permitir a convergência desse mundo digital ao mundo da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, em Mossoró-RN. Possui graduação em Letras (1991) e Especialização em Linguística Aplicada (2000) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística- PROLING, em João Pessoa - PB (2008) e Doutora pelo mesmo programa de pós-graduação (2012). Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPCL. Coordenadora do subprojeto PIBID Letras/Português/Mossoró. Lider do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do estado do Rio Grande do Norte - GEDUERN. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, gêneros discursivos e letramentos.

Débora Katiene Praxedes Costa Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

 

Formação em Letras e pós- graduação lato sensu em linguística e  stricto sensu em Letras. 

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

TAVARES, L. H. M. da C.; MORAIS, D. K. P. C. Multiletramentos na escola: o uso do celular e do WhatsApp nas aulas de produção textual em Língua Portuguesa. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 243–270, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35204. Acesso em: 11 ago. 2022.