Produção, correção e reescrita textual: resultados de uma pesquisa-ação-crítico-colaborativa

Autores

  • Rosemary de Oliveira Schoffen Turkiewicz UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-4

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Ensino de línguas, Pesquisa-ação-crítico-colaborativa.

Resumo

Neste artigo, nosso propósito é de divulgar alguns resultados decorrentes da participação de professoras do ensino fundamental em uma pesquisa-ação-crítico-colaborativa que realizamos no município de Goioerê-PR. Por meio da pesquisa, objetivamos provocar reflexões sobre o ensino da produção escrita na escola, abrangendo o encaminhamento da produção textual, da revisão/correção e da reescrita de textos, na perspectiva de colaborar com a prática docente, de modo a torná-la mais consistente e consoante com a concepção dialógica e interacionista de linguagem, conforme os pressupostos teóricos e metodológicos que regem os atuais referenciais curriculares de Língua Portuguesa. Dados os limites deste texto, nos propomos a analisar um recorte dos dados gerados no contexto da pesquisa, focalizando alguns encaminhamentos docentes de uma das professoras colaboradoras para a produção, correção e reescrita de textos, em aulas ministradas em turmas do ensino fundamental, antes e após as ações colaborativas. Para proceder a esta análise, sustentamo-nos em pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin, nos estudos de Vygotsky (1991), na proposta de Geraldi (2006[1984]), Magalhães (2004), Ruiz (2010), Menegassi (2010,2012), Costa-Hübes (2012), entre outros. Como resultado, destacamos a importância de desenvolvermos uma pesquisa-ação-crítico-colaborativa, tendo em vista as contribuições dessa colaboração com a prática docente.

Palavras-chave: Pesquisa-ação-crítico-colaborativa. Formação continuada de professores. Produção textual. Reescrita textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemary de Oliveira Schoffen Turkiewicz, UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Terezinha da Conceição Costa-Hübes, UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Downloads

Publicado

2017-11-08

Como Citar

TURKIEWICZ, R. de O. S.; COSTA-HÜBES, T. da C. Produção, correção e reescrita textual: resultados de uma pesquisa-ação-crítico-colaborativa. Letras & Letras, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 81–107, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n2a2017-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/36616. Acesso em: 7 dez. 2022.