Projeto didático de gênero e produção de documentário: uma experiência no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-10Palavras-chave:
Letramentos, Gêneros Textuais, DocumentárioResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de ensino que envolveu o gênero documentário e foi desenvolvida em uma escola pública de Marabá (PA) com o apoio do MediaLab (Unifesspa) e do Programa Arte na Escola (na Unifesspa). De modo mais específico, procuramos: 1) apresentar conceitos sobre letramento e levantar alguns princípios sobre ensino de gêneros discursivos/textuais, seguindo uma perspectiva social, histórica e cultural; 2)Â apresentar uma proposta pedagógica que possa contribuir com o letramento de alunos do Ensino Fundamental; e 3) descrever o documentário produzido pelos alunos. Com esta proposta, promovemos a mobilização de diferentes letramentos: linguístico (envolvendo atividades de leitura, produção textual e análise linguística), tecnológico (incluindo a exploração de tecnologias de áudio e vídeo na produção de documentários) e científico (possibilitando a construção de conhecimentos de mundo no desenvolvimento de pesquisas de temáticas de interesse dos alunos). Além disso, contribuímos para que os alunos desenvolvessem capacidades que os instrumentalizam a entender, narrar, transcrever e sistematizar informações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.