Letramento crítico: as relações de causa e consequência aprimorando a leitura, a compreensão e a produção de textos
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v34n1a2018-4Palavras-chave:
Educação, Leitura, Letramento Crítico, Produção de Texto, Relações de causa e consequênciaResumo
O presente artigo traz uma análise da produção escrita de três alunos do 6° ano do ensino fundamental que participaram de uma oficina interventiva na qual, através do ensino das relações de causa e consequência no gênero textual conto, objetivou-se promover ações que possibilitassem o letramento crítico. Neste estudo, adotamos a definição de letramento crítico como a ação de ler além, sob, sobre e ao redordo texto. As intervenções realizadas durante a oficina se deram no sentido de auxiliar os educandos a compreenderem as relações dialógicas internas do texto escrito para que, a partir de uma análise reflexiva, pudessem começar a escrever sua produção escrita. Foram desenvolvidos dez encontros nos quais os colaboradores leram, compreenderam, discutiram e produziram textos do gênero textual conto. As produções foram recolhidas e analisadas pelas pesquisadoras no sentido de reconstruir o percurso de produção da criança e compreender como a consciência das relações de causa e consequência contribuiu para a escrita dialógica. Naturalmente, após o processo de participação dos encontros da oficina a escrita de todos os educandos sofreu alterações, no entanto, o que diferenciou uma da outra foi o grau de consciência com que cada indivíduo utilizou a língua, sendo que alguns ficaram presos ao nível gramatical, enquanto outros avançaram para a construção de sentidos amplos. Assim, os resultados do caso aqui analisado denunciam que quando a escola não proporciona ações de dialogia, os educandos não desenvolvem o letramento crítico e consequentemente não conseguem ter total controle sobre o que dizer e como dizer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.