O algoritmo como materialidade discursiva em um contexto de educação linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v38-2022-27

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Educação linguística, Paradigma multilíngue, Algoritmos de opressão

Resumo

Baseamo-nos na revisão de estudos sobre casos de opressão e problemas sociais causados por algoritmos e em nossas orientações teóricas sobre educação linguística e processos de produção de sentidos para apresentar um prospecto de análises discursivas que realizaremos no sistema de inteligência artificial de um laboratório virtual para aprendizagem de línguas em construção. Conceitualmente, propomos refletir sobre o algoritmo como materialidade que, tal como a língua, pode funcionar como estrutura de discurso. Metodologicamente, apontamos como a análise discursiva sobre dados e algoritmos se dará. Este artigo contribui para a área de educação linguística ao chamar a atenção para a necessidade de abordar crítica e tecnicamente o uso das tecnologias computacionais dentro e fora da sala de aula de línguas e, para a área de ciências da computação, ao apontar para a importância da consideração, na prática de programação, dos aspectos da linguagem humana.

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Biografia do Autor

Simone Tiemi Hashiguti, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Linguística Aplicada. Docente na Universidade Estadual de Campinas.

Isabella Zaiden Zara Fagundes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Letras - Licenciatura Plena em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa, e também em Língua Portuguesa, além de graduada em Ciência da Computação. Pesquisadora e membra dos Grupos de Pesquisa: Linguagem Humana e Inteligência Artificial; O Corpo e a Imagem no Discurso; e da equipe de pesquisa do Laboratório Virtual para Aprendizagem de Língua Inglesa. Desenvolve pesquisas com uma perspectiva decolonial ligadas ao ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira por meio das novas tecnologias de informação e comunicação, em especial com o uso de inteligência artificial.

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

HASHIGUTI, S. T.; FAGUNDES, I. Z. Z. O algoritmo como materialidade discursiva em um contexto de educação linguística. Letras & Letras, Uberlândia, v. 38, p. e3827 | p. 1–21, 2023. DOI: 10.14393/LL63-v38-2022-27. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/68123. Acesso em: 22 dez. 2024.