O gato afiou nossa língua

Roteiro de ensino de literatura com a série Manda-Chuva (1961)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-16

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Anti-herói, Manda-Chuva, Estratégias de leitura, Produção textual

Resumo

Este artigo propõe um roteiro para ensino de literatura na educação básica (do 6º ao 9º ano) a partir de um episódio animado da série Manda-Chuva (1961), dos estúdios Hanna-Barbera, que narra o itinerário do anti-herói e ex-cêntrico Manda-Chuva: um gato de rua que lidera um bando e aplica golpes em Manhattan. A composição da personagem tipo (que beira ao pícaro e ao malandro) sustenta a construção de uma narrativa modelar com a qual podem ser desenvolvidas atividades de leitura e de produção textual, numa perspectiva das intermidialidades. As estratégias de leitura favorecem a construção coletiva de sentidos, por meio de diálogos nas aulas; assim como a produção de podcasts incentiva a oralidade e a criticidade dos alunos. Ademais das atividades, são apresentados os conceitos de heróis e uma análise da narrativa/episódio, cujo objetivo é favorecer o ensino de literatura, colaborando na formação de professores da área de Letras.

Downloads

Biografia do Autor

  • Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Presidente Prudente)

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)', doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores.. Atualmente é professor visitante da Universidade do Minho e professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura

  • Fernando Teixeira Luiz, Universidade do Oeste Paulista

    Pós-doutorado em Literatura Comparada e Identidades Culturais pelo Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras/ Assis. Doutor em Letras (Leitura, Crítica e História Literária) e Mestre em Educação (Práticas Educativas em Leitura e Literatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade e Letras pela UNINTER. Professor de Literatura Infanto-juvenil, Didática, Semiótica e Metodologia de Ensino de Língua e Literatura, orienta e desenvolve pesquisas envolvendo as produções estéticas de Monteiro Lobato, Bruno Bozzetto e Pedro Bandeira, como também histórias em quadrinhos e animações contemporâneas destinadas a leitores em formação. Participação na publicação "Monteiro Lobato: livro a livro" (Lajolo e Ceccantini), que recebeu o prêmio Jabuti de 2009. Cartunista, com diversos desenhos publicados. Tem experiência nos cursos de Pedagogia, Letras, Artes Visuais e Comunicação Social. Atua também como docente do Ensino Fundamental e Ensino Médio com a disciplina de Literatura (Colégio Cristo Rei). É membro dos grupos de pesquisa CRELIT- Crítica e Recepção Literária (UENP) e do CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (UNESP). Atualmente é professor da Universidade do Oeste Paulista/ FACLEPP, atuando nos cursos de Letras, Pedagogia e Artes Visuais, ministrando as disciplinas de Semiótica, Leitura e Produção de Textos e as Literaturas Infantil e Juvenil. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais e Cultura Brasileira, além de vários artigos e capítulos de livros com ênfase no campo da formação de leitores, atuando também com os seguintes temas: diversidade cultural, literatura, narrativas infantis, intertextualidade, dialogismo, ilustração, desenho animado e metodologia de ensino.

  • Gislene Aparecida da Silva Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP/Presidente Epitácio)

    Possui graduação em Letras (2002), especialização em Gestão Educacional (2008), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Educação, todas as formações pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP- 2013). Atualmente é professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Presidente Epitácio. Participa do grupo de pesquisa (GP) Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leituras, literatura e avaliação do texto literário (UNESP), do GP Contexto escolar e processo de ensino aprendizagem: ações e interações (UNOESTE) e do GP Política, educação e sociedade (IFSP PEP). Tem experiência na área de Educação e de Letras, atuando na formação inicial e continuada de professores, principalmente nos seguintes temas: leitura, produção de texto, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem.

Referências

BOTOSO, A. A recriação do pícaro na literatura brasileira: o personagem malandro. In: BOTOSO, A. Malandros ou Pícaros: figurações do anti-herói na literatura brasileira. São Paulo: Editora Todas as Musas, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 17 jun. 2020.

CANDIDO, A. Dialética da malandragem. In: ALMEIDA, M. A. Memórias de um Sargento de Milícias. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

CHAMBERS, A. Dime: los niños, la lectura y la conversación. Traducción del inglés Ana Tamarit Amieva. Ciudad de México: FCE, 2007.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

DENIS, S. O. Cinema de Animação. Lisboa: Edições Texto e Gráfica, 2010.

FERRO, M. C. A leitura através do currículo: uma análise do PCN de Língua Portuguesa – a compreensão em foco. 2012, 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2012.

FOSSATTI, C. Cinema de Animação: uma trajetória marcada por inovações. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA: MÍDIAS ALTERNATIVAS E ALTERNATIVAS MIDIÁTICAS. 19-21 agosto de 2009. Fortaleza, 2009. Anais... Fortaleza: Unifor, 2009. p. 01-21.

GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 45-114.

GOTLIB, N. B. Teoria do Conto. São Paulo: Ática, 2000.

GREGÓRIO, M. vídeo (25min40s). O Manda Chuva – A Recompensa – dublado. Publicado pelo canal Dailymotion, 2012. Disponível em: https://www.dailymotion.com/video/xyfl3n. Acesso em 15 abr. 2020.

HUTCHEON, L. Poética do Pós-modernismo. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2013.

LUCENA JR, A. Arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Editora Senac, 2001.

LURKER, M. Dicionário de simbologias. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ROSENFELD, A. Literatura e personagem. In: CANDIDO, A.; ROSENFELD, A.; PRADO, D. A.; GOMES, P. E. S. A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 9-50.

SILVA, M. S. O uso do podcast como recurso de aprendizagem no ensino superior. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, 2019.

SOUZA, R. J.; GIROTTO, C. G. G. S.; SILVA, J. R. M. Educação Literária e formação de leitores: da leitura 'em si' para leitura 'para si'. Ensino em Re-vista, v. 19, n. 1, p. 194-214, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/114926. Acesso em: 20 jun. 2020.

VIEIRA, A. G. Do conceito de estrutura narrativa à sua crítica. Psicol. Reflex. Crit. [online], v. 14, n. 3, p. 599-608, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722001000300015.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

O gato afiou nossa língua: Roteiro de ensino de literatura com a série Manda-Chuva (1961). Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 272–293, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-16. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/55648. Acesso em: 22 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 725

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.