O gato afiou nossa língua

Roteiro de ensino de literatura com a série Manda-Chuva (1961)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-16

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Anti-herói, Manda-Chuva, Estratégias de leitura, Produção textual

Resumo

Este artigo propõe um roteiro para ensino de literatura na educação básica (do 6º ao 9º ano) a partir de um episódio animado da série Manda-Chuva (1961), dos estúdios Hanna-Barbera, que narra o itinerário do anti-herói e ex-cêntrico Manda-Chuva: um gato de rua que lidera um bando e aplica golpes em Manhattan. A composição da personagem tipo (que beira ao pícaro e ao malandro) sustenta a construção de uma narrativa modelar com a qual podem ser desenvolvidas atividades de leitura e de produção textual, numa perspectiva das intermidialidades. As estratégias de leitura favorecem a construção coletiva de sentidos, por meio de diálogos nas aulas; assim como a produção de podcasts incentiva a oralidade e a criticidade dos alunos. Ademais das atividades, são apresentados os conceitos de heróis e uma análise da narrativa/episódio, cujo objetivo é favorecer o ensino de literatura, colaborando na formação de professores da área de Letras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Presidente Prudente)

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)', doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores.. Atualmente é professor visitante da Universidade do Minho e professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura

Fernando Teixeira Luiz, Universidade do Oeste Paulista

Pós-doutorado em Literatura Comparada e Identidades Culturais pelo Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras/ Assis. Doutor em Letras (Leitura, Crítica e História Literária) e Mestre em Educação (Práticas Educativas em Leitura e Literatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade e Letras pela UNINTER. Professor de Literatura Infanto-juvenil, Didática, Semiótica e Metodologia de Ensino de Língua e Literatura, orienta e desenvolve pesquisas envolvendo as produções estéticas de Monteiro Lobato, Bruno Bozzetto e Pedro Bandeira, como também histórias em quadrinhos e animações contemporâneas destinadas a leitores em formação. Participação na publicação "Monteiro Lobato: livro a livro" (Lajolo e Ceccantini), que recebeu o prêmio Jabuti de 2009. Cartunista, com diversos desenhos publicados. Tem experiência nos cursos de Pedagogia, Letras, Artes Visuais e Comunicação Social. Atua também como docente do Ensino Fundamental e Ensino Médio com a disciplina de Literatura (Colégio Cristo Rei). É membro dos grupos de pesquisa CRELIT- Crítica e Recepção Literária (UENP) e do CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (UNESP). Atualmente é professor da Universidade do Oeste Paulista/ FACLEPP, atuando nos cursos de Letras, Pedagogia e Artes Visuais, ministrando as disciplinas de Semiótica, Leitura e Produção de Textos e as Literaturas Infantil e Juvenil. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais e Cultura Brasileira, além de vários artigos e capítulos de livros com ênfase no campo da formação de leitores, atuando também com os seguintes temas: diversidade cultural, literatura, narrativas infantis, intertextualidade, dialogismo, ilustração, desenho animado e metodologia de ensino.

Gislene Aparecida da Silva Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP/Presidente Epitácio)

Possui graduação em Letras (2002), especialização em Gestão Educacional (2008), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Educação, todas as formações pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP- 2013). Atualmente é professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Presidente Epitácio. Participa do grupo de pesquisa (GP) Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leituras, literatura e avaliação do texto literário (UNESP), do GP Contexto escolar e processo de ensino aprendizagem: ações e interações (UNOESTE) e do GP Política, educação e sociedade (IFSP PEP). Tem experiência na área de Educação e de Letras, atuando na formação inicial e continuada de professores, principalmente nos seguintes temas: leitura, produção de texto, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem.

Referências

BOTOSO, A. A recriação do pícaro na literatura brasileira: o personagem malandro. In: BOTOSO, A. Malandros ou Pícaros: figurações do anti-herói na literatura brasileira. São Paulo: Editora Todas as Musas, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 17 jun. 2020.

CANDIDO, A. Dialética da malandragem. In: ALMEIDA, M. A. Memórias de um Sargento de Milícias. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

CHAMBERS, A. Dime: los niños, la lectura y la conversación. Traducción del inglés Ana Tamarit Amieva. Ciudad de México: FCE, 2007.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

DENIS, S. O. Cinema de Animação. Lisboa: Edições Texto e Gráfica, 2010.

FERRO, M. C. A leitura através do currículo: uma análise do PCN de Língua Portuguesa – a compreensão em foco. 2012, 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2012.

FOSSATTI, C. Cinema de Animação: uma trajetória marcada por inovações. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA: MÍDIAS ALTERNATIVAS E ALTERNATIVAS MIDIÁTICAS. 19-21 agosto de 2009. Fortaleza, 2009. Anais... Fortaleza: Unifor, 2009. p. 01-21.

GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 45-114.

GOTLIB, N. B. Teoria do Conto. São Paulo: Ática, 2000.

GREGÓRIO, M. vídeo (25min40s). O Manda Chuva – A Recompensa – dublado. Publicado pelo canal Dailymotion, 2012. Disponível em: https://www.dailymotion.com/video/xyfl3n. Acesso em 15 abr. 2020.

HUTCHEON, L. Poética do Pós-modernismo. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2013.

LUCENA JR, A. Arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Editora Senac, 2001.

LURKER, M. Dicionário de simbologias. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ROSENFELD, A. Literatura e personagem. In: CANDIDO, A.; ROSENFELD, A.; PRADO, D. A.; GOMES, P. E. S. A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 9-50.

SILVA, M. S. O uso do podcast como recurso de aprendizagem no ensino superior. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, 2019.

SOUZA, R. J.; GIROTTO, C. G. G. S.; SILVA, J. R. M. Educação Literária e formação de leitores: da leitura 'em si' para leitura 'para si'. Ensino em Re-vista, v. 19, n. 1, p. 194-214, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/114926. Acesso em: 20 jun. 2020.

VIEIRA, A. G. Do conceito de estrutura narrativa à sua crítica. Psicol. Reflex. Crit. [online], v. 14, n. 3, p. 599-608, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722001000300015.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

JUNQUEIRA DE SOUZA, R.; LUIZ, F. T.; BARBOSA, G. . O gato afiou nossa língua: Roteiro de ensino de literatura com a série Manda-Chuva (1961). Letras & Letras, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 272–293, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-16. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/55648. Acesso em: 3 dez. 2022.