Internacionalização em casa nas instituições de ensino superior brasileiras

mapeando um caminho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-55

Palabras clave:

Internacionalização em casa, Práticas de internacionalização, Ensino superior, Contexto brasileiro, Pesquisa qualitativa

Resumen

Neste artigo, compartilhamos alguns resultados de um estudo no âmbito da internacionalização do Ensino Superior (ES), com foco na internacionalização em casa (IaH). Nosso objetivo foi mapear as práticas de internacionalização em casa das instituições de ensino superior brasileiras participantes da pesquisa e conhecer as percepções dos participantes com relação ao processo geral de internacionalização e, especialmente, às práticas de IaH no ambiente institucional. As 81 respostas ao questionário aplicado evidenciaram que a IaH é concebida como caminhos alternativos, além da mobilidade física, considerando as demandas da sociedade do conhecimento, da cidadania global e dos currículos. Também permitiram a identificação de temas recorrentes, a saber: barreiras e dificuldades na implementação de ações, além da escassez de financiamento e de recursos governamentais; conscientização do que pode ser feito em termos de IaH, particularmente no contexto favorável da pandemia da COVID-19, que forçou as instituições a pensar em diferentes formas de internacionalização sem mobilidade física; instituições em estágios embrionários e incipientes demonstrando reconhecimento da importância da IaH; menções à relevância de uma perspectiva inclusiva, afrocêntrica, decolonial, multicultural, plurilíngue e para a cidadania global. Os participantes apontaram o desejo de promover onze ações de internacionalização diferentes mais frequentemente do que de fato o fazem e acrescentaram as ações relacionadas ao idioma como extremamente relevantes no caminho para a internacionalização.

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Biografía del autor/a

Valeska Virgínia Soares Souza, UFU

Professora de língua inglesa na Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha como professora de línguas desde 1989. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação para a aprendizagem de línguas.

José Celso Freire Junior, UNESP

Doutorado em Informatique na Université Grenoble I (Scientifique et Medicale - Joseph Fourier). Professor Livre Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e ocupa a função de Assessor Chefe de Relações Externas da UNESP. 

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Publicado

2024-11-18

Cómo citar

SOUZA, V. V. S.; FREIRE JUNIOR, J. C. Internacionalização em casa nas instituições de ensino superior brasileiras: mapeando um caminho. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1855, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-55. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74610. Acesso em: 2 ene. 2025.

Número

Sección

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