Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras

perspectivas plurilíngues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-77

Palavras-chave:

Internacionalização, Línguas estrangeiras, Plurilinguismo, Políticas educacionais, Culturas

Resumo

O processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e as ações por ele desencadeadas têm sido um ponto central de discussão no âmbito das políticas e das práticas linguísticas dessas instituições. A internacionalização é um processo que tem como objetivo principal assegurar a visibilidade nacional e internacional da produção, da mobilidade acadêmica, da internacionalização em casa e do currículo nas IES num escopo mais amplo. Nesse contexto, ações que envolvem gestores, docentes e discentes em práticas de ensino, pesquisa e extensão buscam ampliar relações através de sua participação em projetos cujos desdobramentos incidem em nível local, regional, nacional e internacional. Atualmente, é importante problematizar o lugar do plurilinguismo e das diversas culturas nas políticas linguísticas educativas concernentes ao Ensino Básico e ao Ensino Superior nos documentos com foco na internacionalização elaborados pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, cientes da importância da internacionalização e das questões didático-metodológicas, socioculturais e político-linguísticas que elas suscitam para a sua concretização, nesta seção temática reunimos artigos que discutem (a) os desafios da política educacional em prol do plurilinguismo; (b) o impacto  do  processo  de  internacionalização  na  formação  de professores de línguas estrangeiras; (c) as ações políticas e didáticas de línguas e culturas com vistas à internacionalização; (d) as questões de plurilinguismo e de translinguagem; e (e) as problemáticas relacionadas aos contextos de migração.

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Biografia do Autor

Marina Mello de Menezes Felix de Souza, UFOB

Doutorado em Estudos de Linguagem (UFF), professora do Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia (CEHU/UFOB) e pós doutoranda da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). 

Heloisa Albuquerque-Costa, USP

Doutorado (2004) em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é docente e pesquisadora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos de Francês da USP. 

Valeska Virgínia Soares Souza , UFU

Doutora em Linguística Aplicada pela Unversidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Telma Cristina de Almeida Silva Pereira, UFF

Doutorado em Letras (PUC-Rio, 2006).Docente da Graduação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF, desde 2010.

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Publicado

31.12.2024

Como Citar

SOUZA, M. M. de M. F. de; ALBUQUERQUE-COSTA, H.; SOUZA , V. V. S.; PEREIRA, T. C. de A. S. Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras: perspectivas plurilíngues. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1877, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-77. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/76486. Acesso em: 4 jan. 2025.

Edição

Seção

Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras no Brasil numa perspectiva plurilíngue