Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras
perspectivas plurilíngues
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-77Palavras-chave:
Internacionalização, Línguas estrangeiras, Plurilinguismo, Políticas educacionais, CulturasResumo
O processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e as ações por ele desencadeadas têm sido um ponto central de discussão no âmbito das políticas e das práticas linguísticas dessas instituições. A internacionalização é um processo que tem como objetivo principal assegurar a visibilidade nacional e internacional da produção, da mobilidade acadêmica, da internacionalização em casa e do currículo nas IES num escopo mais amplo. Nesse contexto, ações que envolvem gestores, docentes e discentes em práticas de ensino, pesquisa e extensão buscam ampliar relações através de sua participação em projetos cujos desdobramentos incidem em nível local, regional, nacional e internacional. Atualmente, é importante problematizar o lugar do plurilinguismo e das diversas culturas nas políticas linguísticas educativas concernentes ao Ensino Básico e ao Ensino Superior nos documentos com foco na internacionalização elaborados pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, cientes da importância da internacionalização e das questões didático-metodológicas, socioculturais e político-linguísticas que elas suscitam para a sua concretização, nesta seção temática reunimos artigos que discutem (a) os desafios da política educacional em prol do plurilinguismo; (b) o impacto do processo de internacionalização na formação de professores de línguas estrangeiras; (c) as ações políticas e didáticas de línguas e culturas com vistas à internacionalização; (d) as questões de plurilinguismo e de translinguagem; e (e) as problemáticas relacionadas aos contextos de migração.
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