Não perenidade como característica do Programa de Leitorado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL47-v15n3a2021-5Palavras-chave:
Políticas linguísticas externas, Programa de leitorado, InternacionalizaçãoResumo
Como parte do processo globalizante, e enquanto reflexo da tentativa de sustentar e (re)afirmar a supremacia do Estado Moderno, alguns países têm executado políticas ligadas à promoção internacional de suas línguas oficiais (OLIVEIRA, 2010; 2013). Diante disso, este artigo problematiza a atuação do governo brasileiro em relação ao Programa de Leitorado - política de promoção do português brasileiro em universidades estrangeiras. A partir dos dados gerados - informações disponibilizadas no site da Rede Brasil Cultural, Editais da CAPES para a seleção de leitores, e depoimentos de leitores e ex-leitores, discute-se então a inconstância que caracteriza o funcionamento deste programa enquanto política de Estado e aponta-se como isso tangencia os requisitos de seleção e remuneração dos leitores. A análise realizada revela que, em termos de gestão e alcance mundial, os leitorados têm sofrido apagamento na agenda estatal dos últimos anos, o que leva as conclusões a destacarem a importância de algumas ações que levem à ampliação do Programa de Leitorado, a fim de que as possibilidades de congelamentos esporádicos ou suspensão definitiva sejam minimizadas.
Downloads
Métricas
Referências
BERGER, I. R. O ensino de línguas como espaço para a difusão do português no mundo: estratégias e ações de políticas linguísticas. Revista Ideação, Foz do Iguaçu, v. 15, n.o 1, p. 216-229, 2013. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/7184. Acesso em: 7 mar. 2019.
BLOMMAERT, J. Language policy and national identity. In: RICENTO, T. (ed.) An Introduction to Language Policy: Theory and Method, 2006. p. 238- 254.
BOAVENTURA, S. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almeidina, 2009.
BRASIL. CAPES: Apresentação do Programa Ciência sem Fronteiras. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.capes.gov.br/cienciasemfronteiras/html/apresentacao.html. Acesso em: 6 mar. 2019
BRASIL. Balanço da política externa 2003-2010. Brasília, 2011. Disponível em: https://i3gov.planejamento.gov.br/textos/livro6/6.1_Politica_Externa.pdf. Acesso em: 27 fev. 2019.
BRASIL. Programa Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira. Edital CAPES/CGCI no. 37/2018. Brasília, 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/19112018_Edital_37_MRE_Leitorado.pdf. Acesso em: 28 fev. 2019.
BRASIL. Programa Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira. Edital CAPES/CGCI no. 44/2013. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_044_2013_Leitorado.pdf.Acesso em: 27 fev. 2018.
BRASIL. Programa Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira. Edital CAPES/CGCI no. 52/2014. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_052_2014_LEITORADO.pdf.Acesso em: 27 fev. 2019.
BRASIL. Programa Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira. Edital CAPES/CGCI no. 14/2015. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/2992015-Edital-14-2015-Leitorado-RETIFICACAO.pdf. Acesso em: 27 fev. 2019.
CALVET, L. J. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
CALVET, L. J. Le marché aux langues. Les effets linguistiques de la mondialisation. Paris: Plon, 2002.
CARVALHO, S. da C. Políticas de promoção internacional da língua portuguesa: ações na América Latina. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n. 51.2, p. 459-484, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n2/a10v51n2.pdf. Acesso em: 7 mar. 2019. DOI https://doi.org/10.1590/S0103-18132012000200010
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. Braga, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
DINIZ, L. R. A. Política linguística do Estado brasileiro na contemporaneidade: a institucionalização de mecanismos de promoção da língua nacional no exterior. 378f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000876149. Acesso em: 7 mar. 2019.
FABRICIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 45-63.
FARACO, C. A. A língua portuguesa no mundo contemporâneo: implicações para uma pedagogia da variação no ensino de PLA. In: I Simpósio Internacional sobre o ensino do português como língua adicional. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, novembro de 2012.
FERNANDES, E. Imigrações Lusófonas e Contribuições Linguístico-Afirmativas na Jurisdição do Leitorado Brasileiro em Davis. In: MORELO, B.; VARGAS, E.; KRAEMER, F. (org.). Ensino e aprendizagem de língua portuguesa e cultura brasileira pelo mundo: experiências do Programa de Leitorado do Brasil. Roosevelt, NJ: Boavista Press, 2018.
KRAMSCH, C. Culture in foreign language teaching. Iranian Journal of Language Teaching Research. Urmia University, 2013.
LULA se despede da África inaugurando fábrica de medicamentos. O Globo. 4 nov. 2011. Disponível em : https://oglobo.globo.com/mundo/lula-se-despede-da-africa-inaugurando-fabrica-de-medicamentos-2928559. Acesso em: 28 set. 2019.
MAHER, T. de J. M. Do Casulo ao Movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngüe e intercultural. In: BORTONI-RICARDO, S. M.; CAVALCANTI, M. C. (org.). Transculturalidade, Linguagem e Educação. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 67-96.
MAHER, T. de J. M. Ecos da Resistência: políticas linguísticas e as línguas minoritárias brasileiras. In: NICOLAIDES et al (org.). Política e Políticas Linguísticas. 1ed. Campinas: Pontes Editores, v. 1, 2013. p. 117-134.
McCARTY, T. Etnography and Language Policy. New York: Routledge, 2011.
NYE, J. S. Think Again: soft power. Foreign Policy. February 23, 2006.
NYE, J. S. Future of Power. New York: Public Affairs, 2011.
OLIVEIRA, G. M. O lugar das línguas: A América do Sul e os mercados linguísticos na Nova Economia. Synergies Brésil, n° 1, p. 21-30, 2010. Disponível em: http://gerflint.fr/Base/BresilSPECIAL1/gilvan.pdf Acesso em: 7 mar. 2019
OLIVEIRA, G. M. Um Atlântico Ampliado: o português nas políticas linguísticas do século XXI. In: MOITA LOPES, L. P. (org.) O Português do Século XXI. Cenários Geopolíticos e Sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2013.
OLIVEIRA, L. Minha pátria é a língua portuguesa: ações dos governos brasileiro e português para o ensino de língua portuguesa no exterior. Letras & Letras, v. 33. no. 2, 2017. Acesso em: 7 mar. 2019. DOI https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-1
OLIVEIRA, L. Programa de Leitorado: diálogo entre política linguística externa e formação de professores de PFOL no Brasil. 2017a. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
RAJAGOPALAN, K. Política linguística: do que se trata afinal? In: NICOLAIDES, C. et al. (org.) Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 19-42.
REY, F. L. G. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação. In: Anais da 24a. Reunião Anual da ANPEd. Outubro 2001. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/24/te7.doc. Acesso em: 20 jul. 2019.
SÁ, D. S. O leitorado brasileiro em Manchester: política linguística e ensino de português como língua estrangeira. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n. 39, p. 31-40, 2009. Acesso em: 7 mar. 2019.
SILVA, D. B. O Passado no Presente: História da Difusão e Promoção da Língua Portuguesa no Exterior. XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro (RJ). Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: Cifefil, v. XIV. p. 3018- 3034, 2010.
SOUZA, A. (org.). Português como língua de herança em Londres: recortes em casa, na igreja e na escola. Campinas: Pontes, 2016.
VILLAVERDE, J. Lula viaja à América Central em busca de maior cooperação. Extra, 10 de dez. 2010. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/brasil/lula-viaja-america-central-em-busca-de-maior-cooperacao-291140.html. Acesso em: 28 fev. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leilane Morais Oliveira, Eugênia Magnólia da Silva Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.