Internacionalização em casa nas instituições de ensino superior brasileiras
mapeando um caminho
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-55Palavras-chave:
Internacionalização em casa, Práticas de internacionalização, Ensino superior, Contexto brasileiro, Pesquisa qualitativaResumo
Neste artigo, compartilhamos alguns resultados de um estudo no âmbito da internacionalização do Ensino Superior (ES), com foco na internacionalização em casa (IaH). Nosso objetivo foi mapear as práticas de internacionalização em casa das instituições de ensino superior brasileiras participantes da pesquisa e conhecer as percepções dos participantes com relação ao processo geral de internacionalização e, especialmente, às práticas de IaH no ambiente institucional. As 81 respostas ao questionário aplicado evidenciaram que a IaH é concebida como caminhos alternativos, além da mobilidade física, considerando as demandas da sociedade do conhecimento, da cidadania global e dos currículos. Também permitiram a identificação de temas recorrentes, a saber: barreiras e dificuldades na implementação de ações, além da escassez de financiamento e de recursos governamentais; conscientização do que pode ser feito em termos de IaH, particularmente no contexto favorável da pandemia da COVID-19, que forçou as instituições a pensar em diferentes formas de internacionalização sem mobilidade física; instituições em estágios embrionários e incipientes demonstrando reconhecimento da importância da IaH; menções à relevância de uma perspectiva inclusiva, afrocêntrica, decolonial, multicultural, plurilíngue e para a cidadania global. Os participantes apontaram o desejo de promover onze ações de internacionalização diferentes mais frequentemente do que de fato o fazem e acrescentaram as ações relacionadas ao idioma como extremamente relevantes no caminho para a internacionalização.
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