Coleta de dados em compreensão de leitura de textos médicos
Letramento em Saúde e Acessibilidade Textual e Terminológica
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv19a2025-15Palavras-chave:
Letramento em Saúde, Simplificação de textos, Compreensão de leitura, Complexidade textual, Acessibilidade Textual e TerminológicaResumo
Este artigo sintetiza procedimentos e resultados de um teste de compreensão de leitura de textos médicos com trabalhadores brasileiros de serviços terceirizados de limpeza, portaria, restaurantes, reprografia e manutenção predial que atuam junto a dois campi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre - RS. O referencial teórico-metodológico do trabalho provém dos estudos de Terminologia de perspectiva linguístico-textual, aproveitando princípios sobre Leiturabilidade e da Acessibilidade Textual e Terminológica (ATT). Entre uma população de cerca de 400 trabalhadores, 46 pessoas concordaram em realizar o teste. Foram utilizadas duplas de textos curtos, mais e menos complexos, sobre Doença de Parkinson (DP), Melanoma e Transtorno do Humor Bipolar (THB). O artigo apresenta os encaminhamentos básicos, o perfil dos voluntários, a formatação dos textos usados para teste e um questionário psicossocial aplicado aos respondentes. Em seguida, resumem-se os resultados obtidos por segmentos de respondentes, por faixas etárias, experiências de escolaridade e vivências nos diferentes temas dos textos. Na média, os resultados mostram melhores escores de compreensão de leitura quando os respondentes foram expostos aos textos simplificados, independentemente de temas, e que os textos sobre DP, mesmo os simplificados, tiveram menores escores de compreensão. Todavia, para alguns segmentos de respondentes, como o grupo das pessoas entre 40 e 44 anos, a simplificação dos textos sobre THB e Melanoma não representou melhores escores de compreensão na comparação com os textos mais complexos. Por fim, discutem-se os resultados em função dos tipos de textos, com maior ou menor número de terminologias e tipo de vocabulário, e os perfis de leitores, enfeixando-se com as perspectivas e os limites do trabalho no contexto de questões sobre Educação, Letramento em Saúde e ATT.
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