Extração automática de candidatos a termos do Curso de Linguística Geral com apoio de recursos da Linguística de Corpus e do Processamento de Linguagem Natural
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL18-v9n2a2015-4Palavras-chave:
Extração automática de termos, Curso de Linguística Geral, SaussureResumo
Este trabalho apresenta um estudo em que técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e de Linguística de Corpus (LC) são utilizadas para extrair e estruturar termos relacionados a conceitos importantes de Saussure no texto em português do Curso de Linguística Geral (CLG). Tomando o CLG como um corpus, busca-se um método de representação automática de conteúdo através de ferramentas computacionais. Uma vez submetido ao parser PALAVRAS, um etiquetador morfossintático para a língua portuguesa, o corpus do CLG é processado pela ferramenta extratora de sintagmas nominais relevantes, denominada ExATOlp, que implementa diversas técnicas de PLN de base linguística e de base estatística. Em seguida, são geradas listas e gráficos hierarquizados dos sintagmas nominais do CLG, elencados pela ferramenta como os mais específicos/relevantes do corpus em questão. Esses resultados são comparados com dados gerados pela ferramenta AntConc, ferramenta de acesso livre bastante empregada em trabalhos de LC, aplicada ao mesmo corpus. Os resultados mostram o potencial da ferramenta ExATOlp para trabalhos em LC e para o levantamento de dados lexicais para estudos terminológicos, para a mineração de dados e para a geração de ontologias em língua portuguesa.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.