Considerações sobre o ensino de PLE em contexto de ensino superior

Autores

  • Márcio Issamu Yamamoto Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-28

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem de línguas, Português Língua Estrangeira, Novas tecnologias e Léxico, Fonologia.

Resumo

O objetivo deste artigo é compartilhar as experiências vivenciadas no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia - UFU - na atividade docente de Português Língua Estrangeira - PLE - entre os anos de 2010 e 2012, tendo como público-alvo discentes provenientes de universidades estrangeiras conveniadas. Serão expostos os dados referentes à estrutura física dos cursos, formação docente, perfil discente, fundamentação teórico-metodológica da prática pedagógica e os resultados obtidos durante a atuação quando da duração do Projeto Português como Língua Estrangeira - Introdução aos Estudos de Língua e Cultura Brasileira. Os aspectos relacionados ao uso de Novas Tecnologias no ensino de PLE, a importância de metaplasmos e do Lexical Approach no ensino de léxico e a teoria de Inteligências Múltiplas serão abordados como princípios utilizados para o embasamento teórico do processo ensino-aprendizagem de língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcio Issamu Yamamoto, Universidade Federal de Uberlândia

Professor auxiliar da área de Letras Inglês da UFG/ Campus Jataí-Go; discente do PPGEL/UFU.

Downloads

Publicado

30.06.2014

Como Citar

YAMAMOTO, M. I. Considerações sobre o ensino de PLE em contexto de ensino superior. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 485–501, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-28. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24858. Acesso em: 21 nov. 2024.