Conhecimento de domínio na interpretação simultânea

um estudo exploratório do processo de interpretação de estudantes

Autores

  • Cecília Franco Morais Universidade Federal de Uberlândia
  • Marileide Dias Esqueda Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL38-v13n2a2019-7

Palavras-chave:

Interpretação Simultânea, Conhecimento de Domínio, Formação de Intérpretes, Esforço cognitivo

Resumo

Esta pesquisa analisa o papel exercido pelo conhecimento de domínio na compreensão e no desempenho de tarefas de interpretação simultânea. Estudantes de duas turmas do Curso de Graduação em Tradução da Universidade Federal de Uberlândia responderam a um questionário e atuaram em uma sessão de interpretação simultânea. Os questionários foram analisados quanto à crença dos participantes, ao passo que as sessões foram gravadas e analisadas quanto ao esforço cognitivo despendido (i.e., omissões, adições, head starts, pausas, erros de significação e de sequência lógico-temporal). Os resultados apontam algumas mudanças nos conhecimentos declarativo e procedimental dos alunos após o recebimento de formação teórica e prática sobre interpretação simultânea. Porém, esse conhecimento não foi suficiente para ajudá-los a encontrar estratégias de interpretação que evitassem um alto nível de esforço cognitivo. Os resultados desta pesquisa contribuem tanto para os estudos processuais quanto para a formação de intérpretes.

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Publicado

09.07.2019

Como Citar

MORAIS, C. F.; ESQUEDA, M. D. Conhecimento de domínio na interpretação simultânea: um estudo exploratório do processo de interpretação de estudantes. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 604–634, 2019. DOI: 10.14393/DL38-v13n2a2019-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/45904. Acesso em: 5 nov. 2024.