Metalexicografia escolar
análise contrastiva de verbetes de dicionários escolares para Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex-v8a2022/23-11Palavras-chave:
Metalexicografia, Dicionários escolares, Microestrutura, VerbeteResumo
Este artigo objetiva realizar uma análise contrastiva da microestrutura dos verbetes cidadão e cidadania presentes nos dicionários escolares do Tipo 4, selecionados no último edital oficial do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD Dicionários (2012) e destinados ao Ensino Médio. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa provêm da Metalexicografia escolar e a análise se voltou para o caráter técnico da construção microestrutural a fim de promover uma reflexão linguística e metodológica sobre o objeto de estudo analisado. A partir da análise, verificamos haver obras que possuem lacunas em algumas definições da palavra-entrada, provocadas pela falta de alguns elementos estruturais, levando o aluno-consulente a, possivelmente, precisar usar mais de um dicionário para haver a complementação e compreensão plena do sentido.
Downloads
Referências
AULETE, C. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa. GEIGER, P. (org.) Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
BECHARA, E. Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
BORBA, F. S. Dicionário Unesp do português contemporâneo. Curitiba: Piá, 2011.
BRASIL (PNLD). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: MEC/SEB, 2012.
CARMONA-RODRIGUES, A. C. R.; NADIN, O. L. O dicionário como material didático complementar: em busca de informações históricas para um trabalho interdisciplinar nas aulas de espanhol. In: CASTIGLIONI, A. C.; DARGEL, A. P. (org). Léxico e ensino: resultados de pesquisa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
GOMES, P. V. N. O processo de aquisição lexical na infância e a metalexicografia do dicionário escolar. Brasília: 2007, 327f. Tese (Doutorado em linguística) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
HOUAISS, I. A. (org.). Dicionário Houaiss Conciso. São Paulo: Moderna, 2011.
KRIEGER, M. da G. Lexicografia: a dicionarização do léxico. In: RODRIGUES-PEREIRA, R.; COSTA, D. S. S. (org.). Estudos em lexicografia: aspectos teóricos e práticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
KRIEGER, M da G. Questões de Lexicografia pedagógica. In: XATARA, C.; BEVILACQUA, C. R. ; HUMBLÉ, P., RENÉ M. (org.). Dicionários na teoria e na prática: como e para quem são feitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 103-113.
MARTINS, A. C. Lexicografia, Metalexicografia e natureza da iconicidade da Língua de Sinais Brasileira (Libras). 2017. 361 f. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
MARTINS, M. T. Análise discursiva de dicionários de língua portuguesa. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Universidade Estadual Paulista - IBILCE, São José do Rio Preto, SP, 2007.
OLIVEIRA, L. R. Problematização das discursividades sobre a cidadania em dicionários escolares do Ensino Médio de Língua Portuguesa. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura). Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, TO, 2022. DOI https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254415
PORTO DAPENA, J. Á. Manual de técnica lexicográfica. Ed. Arco/ Libros, S. L, 2002. 367p.
WELKER, H. A. Dicionários: uma pequena introdução à lexicografia. 2.ed. Brasília: Thesaurus, 2004. 301p.
WELKER, H. A. Breve histórico da metalexicografia no Brasil e dos dicionários gerais brasileiros. MATRAGA, Rio de Janeiro, ano 13, n.19, p. 69-84, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Laiza Rodrigues Oliveira, Ana Claudia Castiglioni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.