Proposta de marcação dupla em dicionários escolares
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex-v8a2022/23-13Palavras-chave:
Metalexicografia, Marcas de uso, Dicionários escolares, Marcação duplaResumo
Ao estudarmos o léxico de um sistema linguístico, podemos ter uma compreensão sobre a realidade sócio-histórico-político-cultural de um povo, a qual é evidenciada pelo emprego das marcas de uso (HAUSMANN, 1977 apud WELKER, 2004) nos dicionários. À vista disso, a presente pesquisa se concentra em uma perspectiva analítico-reflexiva sobre obras escolares inseridas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mais precisamente na ramificação intitulada “PNLD 2012: Dicionários”, subdividida em quatro grupos de dicionários voltados ao Ensino Fundamental e Médio. Baseando-nos em Fajardo (1997), Strehler (1998), Garriga Escribano (2003), Welker (2004) e Gutiérrez Cuadrado (2011), analisamos as marcas de uso existentes nesse corpus. Constatamos uma não padronização da etiquetagem, o que, a nosso ver, pode gerar controvérsias durante a busca de um sentido dicionarizado por um consulente. Pretendendo contribuir para essa questão lexicográfica, propusemos um sistema de marcação dupla. Como resultado, inserimos nossa proposta em dez verbetes, tencionando sugerir algumas melhorias para futuras inclusões de marcas de uso nos dicionários escolares. (Apoio: CAPES – DS/CNPq – PD 2).
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