Proposta de marcação dupla em dicionários escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v8a2022/23-13

Palavras-chave:

Metalexicografia, Marcas de uso, Dicionários escolares, Marcação dupla

Resumo

Ao estudarmos o léxico de um sistema linguístico, podemos ter uma compreensão sobre a realidade sócio-histórico-político-cultural de um povo, a qual é evidenciada pelo emprego das marcas de uso (HAUSMANN, 1977 apud WELKER, 2004) nos dicionários. À vista disso, a presente pesquisa se concentra em uma perspectiva analítico-reflexiva sobre obras escolares inseridas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mais precisamente na ramificação intitulada “PNLD 2012: Dicionários”, subdividida em quatro grupos de dicionários voltados ao Ensino Fundamental e Médio. Baseando-nos em Fajardo (1997), Strehler (1998), Garriga Escribano (2003), Welker (2004) e Gutiérrez Cuadrado (2011), analisamos as marcas de uso existentes nesse corpus. Constatamos uma não padronização da etiquetagem, o que, a nosso ver, pode gerar controvérsias durante a busca de um sentido dicionarizado por um consulente. Pretendendo contribuir para essa questão lexicográfica, propusemos um sistema de marcação dupla. Como resultado, inserimos nossa proposta em dez verbetes, tencionando sugerir algumas melhorias para futuras inclusões de marcas de uso nos dicionários escolares. (Apoio: CAPES – DS/CNPq – PD 2).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Henrique de Carvalho Bertonha, UNESP

Doutor junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, pela UNESP/São José do Rio Preto. Mestre pela mesma instituição. Sua área de concentração corresponde à Linguística Aplicada, cuja linha de pesquisa é Lexicologia e Lexicografia, pela UNESP-IBILCE.

Referências

ATKINS, B. T. S.; M. RUNDELL. The Oxford Guide to Practical Lexicography. Oxford: Oxford University Press, 2008.

AULETE, C. Aulete Digital. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa: Dicionário Caldas Aulete, online. Lexikon Editora digital. Disponível em: https://www.aulete.com.br/. Acesso em: 23 jan. 2023.

AZORÍN FERNÁNDEZ, D. Las marcas de uso en los diccionarios monolingües destinados a la enseñanza de ELE. In: El español en contextos específicos: enseñanza e investigación. Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, 2010. p. 249-268.

BERTONHA, F. H. C.; ZAVAGLIA, C. A contribuição das marcas de uso diatécnicas para tradutores técnicos: usuários das línguas de especialidade. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 61, p. 71-85, 2022a. DOI https://doi.org/10.1590/0103181311732611120220110

BERTONHA, F. H. C.; ZAVAGLIA, C. Marcas de uso diastráticas nos dicionários do PNLD: tabuísmo e chulismo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 51, p. 64-88, 2022b. DOI https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3306

BIDERMAN, M. T. C. Análise de dois dicionários gerais do Português Brasileiro contemporâneo: o Aurélio e o Houaiss. Filologia Linguística Portuguesa, n. 5, p. 85-116, 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59701. Acesso em: 27 fev. 2023.

BIDERMAN, M. T. C. Dicionário ilustrado de português. 2 ed. São Paulo: Ática, 2009.

BORBA, F. S. Organização de dicionários: uma interpretação à lexicografia. São Paulo: Ed. da UNESP, 2003.

BORBA, F. S. Palavrinha viva: dicionário ilustrado da língua portuguesa. Curitiba: Piá, 2011.

BORBA, F. S.; LONGO, B. N. O.; NEVES, M. H. M.; BAZZOLI, M. B.; IGNÁCIO, S. E. Dicionário Unesp do português contemporâneo. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2004. 1470p.

BRAGA, R. C. E.; MAGALHÃES, M. A. F. Fala Brasil! Dicionário ilustrado da língua portuguesa. Belo Horizonte: Dimensão, 2011.

CAMACHO BARREIRO, A. M. Las marcas sociolingüísticas en una muestra de la lexicografía cubana: tipología y evolución. Revista de Lexicografía, v. XIV, p. 43-58, 2008. DOI https://doi.org/10.17979/rlex.2008.14.0.3838

CANO, W. M. Os arcaísmos no dicionário Aurélio. In: ISQUERDO, A. N.; FINATTO, M. J. B. (org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Volume IV. Campo Grande: Editora da UFMS; Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. p. 351-362.

CASTILHO, A. T. Gramática do Português Brasileiro. 4. reimp. São Paulo: Contexto, 2016.

CASTILLO PEÑA, C. Las marcas de uso en los modernos diccionarios bilingües español-italiano. In: SAN VICENTE, F. (ed.). Perfiles para la historia y crítica de la lexicografía bilingüe del español. Polimetrica International Scientific Publisher: Monza (Itália), 2007. p. 39-58.

CINOTTI, R. Alcune note sulle marche della lessicografia italo-catalana. La variazione diatopica, diastratico-diafasica e diatecnica. Quaderni del CIRSIL, v. 5, 2006.

FARIÑAS, L. F. A. Las Presentaciones de los diccionarios escolares. Breve historía de un elemento didáctico olvidado por las editorales, los profesores y los usuarios. Glosas Didáticas, n. 6, 2001. Disponível em: http://sedll.org/doces/publicaciones/glosas/n6/alzola.html. Acesso em: 01 fev. 2023.

FERREIRA, A. B. H. Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa. 2 ed. Curitiba: Positivo, 2011.

FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio ilustrado. Curitiba: Positivo, 2008.

FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.11a. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. (versão eletrônica)

GARRIGA ESCRIBANO, C. La microestructura del diccionario: las informaciones lexicográficas. In: GUERRA, A. M. M. (coord.). Lexicografía española. Barcelona: Editorial Ariel, 2003. p. 103-126.

GEIGER, P. (org.). Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.

HOUAISS, A. (org.); VILLAR, M. S. (ed. resp.). Dicionário Houaiss conciso. São Paulo: Moderna, 2011.

HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2009.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. UOL: Editora Objetiva, 2021. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v6-0/html/index.php#0. Acesso em: 05 dez. 2022.

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 392p.

LANDAU, S. I. Dictionaries. The Art and Craft of Lexicography. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

LARA, L. F. O dicionário e suas disciplinas. In: ISQUERDO, A. N.; KRIEGER, M. G. (org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Volume II. Campo Grande: Ed. da UFMS, 2004. p. 133-152.

MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998. (Dicionários Michaelis).

MONSON, S . C . 'Restrictive Labels – Descriptive or Prescriptive?'. In: R. I. McDavid, Jr.; A. R. Duckert (ed.), Lexicography in English. (Annals of the New York Academy of Sciences). Nova York: New York Academy of Sciences, 1973. p. 208-212. DOI https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.1973.tb49494.x

PIRES DE OLIVEIRA, A. M. P. Brasileirismos e regionalismos. ALFA, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 109-120, 1998. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4046. Acesso em: 27 fev. 2023.

RIBOLDI, A. Tabu, preconceito, gay, lésbica, homofobia, metrossexual. 2012. Disponível em: http://www1.prefpoa.com.br/pwcidadao/default.php?reg=84&p_secao=158. Acesso em: 05 fev. 2023.

SARAIVA, K. S. A.; OLIVEIRA, R. C. G. Saraiva jovem: dicionário da língua portuguesa ilustrado. São Paulo: Saraiva, 2010.

SECO, M. Estudios de Lexicografía Española. 2. ed. aumentada y revisada. Madrid: Gredos, 2003.

STREHLER, R. G. Análise de categorias de marcas de uso em dicionários. 1997. 110f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, 1997.

VILARINHO, M. M. O. Marcas de uso: estudo e proposta. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 59, n. 2, Campinas, p. 375-396, mai./ago. 2017. DOI https://doi.org/10.20396/cel.v59i2.8649150

WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. I. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. 1 ed. 4 reimp. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

WELKER, H. A. Marcas de uso. In: WELKER, H. A. Dicionários: uma pequena introdução à lexicografia. 2. ed. revista e ampliada. Brasília: Thesaurus, 2004. p. 130-149.

YONG, H.; J. PENG. Bilingual Lexicography from a Communicative Perspective. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2007. DOI https://doi.org/10.1075/tlrp.9

ZAVAGLIA, C. Dicionários Infantis: uma análise de suas microestruturas. São José do Rio Preto, 2010, 107f. Relatório de estágio de pós-doutoramento. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Campus de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, SP, 2010. Disponível em: http://claudiazavaglia.com/Formacao_files/2010_dicionarios_infantis_zavaglia_PD.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.

ZAVAGLIA, C. O “proibido” em dicionários. In: ALVES, I. M.; GANANÇA, J. H. L. (org.). Os estudos lexicais em diferentes perspectivas. Volume VI. São Paulo: FFLCH/USP, 2016. p. 9-18.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

BERTONHA, F. H. de C. Proposta de marcação dupla em dicionários escolares. Revista GTLex, Uberlândia, v. 8, p. e0813, 2023. DOI: 10.14393/Lex-v8a2022/23-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/68521. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Lexicografia em Foco

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)