Toponímia e gênero na nomeação de escolas em Palmas, Tocantins, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex-v9a2023/24-11Palavras-chave:
Toponímia, Gênero, Escolas, Palmas, TocantinsResumo
Os nomes de lugares são pontos importantes de referência para entender a língua, cultura, política e outros fatores sociais dos povos ao longo da história. Neste estudo qualitativo, bibliográfico e documental, investigamos os topônimos femininos que nomeiam escolas em Palmas, capital do estado brasileiro do Tocantins, e as condições políticas, socioculturais e de gênero que favoreceram essas designações. Adotamos o método indutivo onomasiológico de Dick (1990) e nos baseamos em contribuições teóricas e metodológicas dos estudos toponímicos de Dick (2002, 2006), Seabra (2006), Nader (2007), Andrade (2010) e Araújo (2013). Para a conceitualização e discussão de gênero, utilizamos a pesquisa de Scott (1995). Dentre um corpus de 80 unidades educacionais, foram identificados 21 topônimos que fazem referência a nomes de mulheres. Os resultados obtidos demonstram que a nomeação de escolas com nomes femininos pode ser uma forma relevante de promover a equidade de gênero, diversidade cultural e inclusão social na toponímia da capital tocantinense.
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