Memes

a ostentação de neologismos e uma ferramenta de ensino

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DOI :

https://doi.org/10.14393/Lex7-v4n1a2018-5

Mots-clés :

Memes, Neologismos, Neologia, Ferramenta de ensino, Desenvolvimento da competência lexical

Résumé

Este artigo teve como objetivo investigar a existência de neologismos em memes, textos predominantes em ambientes cibernéticos. Analisaram-se os neologismos baseando-se na Neologia, que compreende, segundo Ferraz (2010), três tipos: a neologia formal, a neologia semântica e a neologia por empréstimos. Utilizou-se o critério lexicográfico, em que foram selecionadas quatro obras para a exclusão do termo: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa e Caldas Aulete Digital. Ao fim da pesquisa, verificou-se que os neologismos são interessantes ferramentas de ensino nas aulas de língua portuguesa, visto que confirmam o domínio do falante da língua em relação aos processos de formação de palavras. Ademais, o ensino por meio da exploração dos neologismos em memes pode possibilitar um desenvolvimento da competência criativa e, principalmente, lexical do falante.

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Références

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Publié

2020-03-02

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Artigos

Comment citer

SILVEIRA, Letícia Pena. Memes: a ostentação de neologismos e uma ferramenta de ensino. Revista GTLex, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 79–97, 2020. DOI: 10.14393/Lex7-v4n1a2018-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/49963. Acesso em: 22 déc. 2025.

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