Análise macroestrutural de dicionários aprovados pelo Ministério da Educação destinados ao ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex9-v5n1a2019-6

Palavras-chave:

Macroestrutura, Ensino Médio, Dicionário escolar

Resumo

Este artigo propõe-se a apresentar uma análise macroestrutural dos quatro dicionários aprovados pelo MEC (Ministério da Educação) em 2012 para o Ensino Médio, a fim de refletir se tais obras são relevantes e úteis para os estudantes deste nível de ensino. A análise consistiu em verificar como os lexemas são ordenados em cada dicionário e, a partir de três intervalos lemáticos, observar como cada um dos dicionários examinados: (1) lematiza afixos; (2) lematiza nomes próprios e/ou siglas; (3) apresenta marcas de variação (diastrática, diatópica e diafásica); (4) lematiza termos; (5) diferencia polissemia de homonímia; e (6) lematiza tokens. Constatou-se que, apesar dos quatro dicionários apresentarem uma estrutura lisa e não encontrarmos nomes próprios e/ou siglas nos intervalos lemáticos analisados, todos os dicionários diferenciam polissemia de homonímia – o que dificulta bastante seu uso, sobretudo, por um estudante de Ensino Médio, pois tal diferença, geralmente, se dá por critérios etimológicos, conhecimento que não se espera que o estudante tenha.

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Publicado

23-05-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AUGUSTO CARRA, Sara. Análise macroestrutural de dicionários aprovados pelo Ministério da Educação destinados ao ensino médio. Revista GTLex, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 122–146, 2020. DOI: 10.14393/Lex9-v5n1a2019-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/49804. Acesso em: 18 abr. 2025.

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