Investigando a utilização de um dicionário pedagógico no 2º ano do Ensino Fundamental

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v8a2022/23-6

Palavras-chave:

Lexicografia Pedagógica, Dicionário pedagógico monolíngue, Língua materna, Multimodalidade

Resumo

Este trabalho se origina de um estudo de caso sobre o aproveitamento de um dicionário pedagógico monolíngue, o Primeiro Dicionário Escolar - Língua Portuguesa, de Nelly Novaes Coelho, em uma classe de 2º ano do Ensino Fundamental, correspondente à primeira etapa da educação básica no Brasil. Diante da importância das pesquisas sobre o uso de dicionários para o desenvolvimento da Lexicografia Pedagógica, o estudo enfoca a utilização da obra lexicográfica por meio do relato real e das percepções de uma professora, a fim de analisar o modo como essas mesmas percepções influenciam o processo de exploração multimodal dos recursos verbais e não verbais na introdução à informação lexicográfica. A investigação está inserida em uma abordagem qualitativa descritiva sobre a situação de uso do dicionário e tem como principal instrumento de geração de dados um questionário respondido pela professora. Do estudo, conclui-se que a interação com o dicionário pedagógico foi realizada de maneira adequada ao projeto de ensino, com o aproveitamento positivo da obra lexicográfica. 

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Biografia do Autor

Melissa Alves Baffi-Bonvino, UNESP

Professora Doutora, PPGEL/UNESP.

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Publicado

23-05-2023

Como Citar

BAFFI-BONVINO, M. A. Investigando a utilização de um dicionário pedagógico no 2º ano do Ensino Fundamental: um estudo de caso. Revista GTLex, Uberlândia, v. 8, p. e0806, 2023. DOI: 10.14393/Lex-v8a2022/23-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/68508. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Lexicografia em Foco