Investigando a utilização de um dicionário pedagógico no 2º ano do Ensino Fundamental
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex-v8a2022/23-6Palavras-chave:
Lexicografia Pedagógica, Dicionário pedagógico monolíngue, Língua materna, MultimodalidadeResumo
Este trabalho se origina de um estudo de caso sobre o aproveitamento de um dicionário pedagógico monolíngue, o Primeiro Dicionário Escolar - Língua Portuguesa, de Nelly Novaes Coelho, em uma classe de 2º ano do Ensino Fundamental, correspondente à primeira etapa da educação básica no Brasil. Diante da importância das pesquisas sobre o uso de dicionários para o desenvolvimento da Lexicografia Pedagógica, o estudo enfoca a utilização da obra lexicográfica por meio do relato real e das percepções de uma professora, a fim de analisar o modo como essas mesmas percepções influenciam o processo de exploração multimodal dos recursos verbais e não verbais na introdução à informação lexicográfica. A investigação está inserida em uma abordagem qualitativa descritiva sobre a situação de uso do dicionário e tem como principal instrumento de geração de dados um questionário respondido pela professora. Do estudo, conclui-se que a interação com o dicionário pedagógico foi realizada de maneira adequada ao projeto de ensino, com o aproveitamento positivo da obra lexicográfica.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. D. A. Diferentes Tipos de Pesquisa Qualitativa. In: ANDRÉ, M. D. A. Etnografia da Prática Escolar. São Paulo: Papirus Editora, 1995. p. 27-34.
BAGNO, M.; RANGEL, E. O. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BÉJOINT, H. Modern Lexicography: an introduction. Oxford: Oxford University. 1994. [ed. 2000, 2004].
BIDERMAN, M. T. C. A Definição Lexicográfica. Cadernos de Letras, Porto Alegre, v. 10, p. 23-43, 1993.
COELHO, N. N. Primeiro Dicionário Escolar - Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
DE GRANDI, L.; NADIN, O. L. O dicionário em sala de aula: orientações para a formação lexicográfica de professores de línguas à luz da Lexicografia Pedagógica. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 5054-72, 2020. DOI https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.71084
DURAN, M. S. Dicionários bilíngues pedagógicos: análise, reflexões e propostas. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2004.
DURAN, M. S. A Lexicografia Pedagógica e sua contribuição para a mudança do paradigma lexicográfico. In: XATARA, C. M. ; BEVILAQUA, C. ; HUMBLÉ, P. (org.). Lexicografia Pedagógica: pesquisas e perspectivas. Florianópolis: UFSC/NUT, 2008.
DURAN, M. S. Métodos na pesquisa de uso de dicionários. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 37, p. 31-45, 2008.
DURAN, M. S.; XATARA, C. M. A metalexicografia pedagógica. Cadernos de Tradução, Florianópolis: UFSC, v. 18, p. 41-66, 2006.
FROMM, G. Dicionários em sala de aula: como aproveitá-los bem. In: FROMM, G.; HERNANDES, M. C. L. (org.). Domínios de Linguagem III: Práticas Pedagógicas 2. 1. ed. São Paulo, 2003, v. 1. p. 41-50.
HAENSCH, G. Tipología de las obras lexicográficas e Aspectos prácticos de La elaboración de diccionarios. In: ETTINGER, S. et allii. La lexicografia: De la Linguística teórica a la lexicografia prátctica. Madrid: Editorial Gredos, 1982.
HARTMANN, R. R. K.; JAMES, G. Dictionary of lexicography. London: Routledge, 1998. DOI https://doi.org/10.4324/9780203159040
JEWITT, C. An introduction to multimodality. In: JEWITT, C. (ed.) The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. 2nd. ed. London/New York: Routledge, 2014. p. 15-30.
KRESS, G., JEWITT, C.; OGBORN, J.; TSATSARELIS, C. Multimodal Teaching and Learning: The Rhetorics of the Science Classroom. London: Continuum, 2001.
KRESS, G.; ‘Partnerships in research’: multimodality and ethnography. Qualitative Research. London: June, 2011. DOI https://doi.org/10.1177/1468794111399836
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 2nd. ed. London/New York: Routlege, 2006. DOI https://doi.org/10.4324/9780203619728
KRIEGER, M. G. Dicionário em sala de aula: guia de estudos e exercícios. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012.
KRIEGER. M. G. Escolas receberão vários tipos de dicionários. Entrevista. Pátio – Revista pedagógica. Ano IX n° 36, Novembro 2005/Janeiro 2006. FNDE. Ministério da Educação, 2006.
LENDL, A. Dicionários eletrônicos online: um estudo dos aspectos multimodais. Hipertextus Revista Digital, v. 20, Julho, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/hipertextus/article/viewFile/247998/36481. Acesso em: 25 nov. 2022.
MOREIRA, A. C. O.; CORIOLANO, R. R. Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 11, n. esp., p. 261-278, ago. 2021. DOI https://doi.org/10.22168/2237-6321-10esp2121
NASCIMENTO, F. I.; PONTES, A. L. Texto e imagem: a complementaridade intersemiótica em dicionários escolares tipo 2. Fórum Linguístico, v. 17, p. 5088-5105, 2020. DOI https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.70887
ROJO, R. Textos multimodais. In: FRADE, I. C. A. S.; COSTA VAL, M. G.; BREGUNCI, M. G. C. (org). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em: 27 nov. 2022.
SANTOS, Z. B.; PIMENTA, S. M. O. Da Semiótica Social à Multimodalidade: a orquestração de significados. CASA – Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 12, n. 2, p. 295-324, 2014. DOI https://doi.org/10.21709/casa.v12i2.7243
SOUZA, A. C. O desenvolvimento da leitura e o uso de dicionários. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LEXICOGRAFIA PEDAGÓGICA, 2007, Florianópolis. Resumos/Abstracts. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2007. v. 1, p. 5.
TARP, S. H. A. Pedagogical Lexicography: towards a new and strict typology corresponding to the present state-of-the-Art. Lexikos, 21, p. 217-231, 2011. DOI https://doi.org/10.5788/21-1-44
WELKER, H. A. Pesquisando o uso de dicionários. Linguagem & Ensino. Pelotas: UFPel, v. 9, p. 223-243, 2006.
WELKER, H. A.; HUMBLÉ, P. Bibliografia (Parcial) da Metalexicografia Pedagógica. In: XATARA, C.; HUMBLÉ, P. (org.), Cadernos de Tradução. Tradução e Lexicografia Pedagógica. v. 2 n. 18, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/issue/view/441. Acesso em: 25 out. 2022.
WELKER, H. A. Lexicografia Pedagógica: Definições, história, peculiaridades. In: XATARA, C.; BEVILACQUA, C.; HUMBLÉ, P. (org.). Lexicografia Pedagógica: pesquisas e perspectivas. Florianópolis: UFSC/NUT, 2008, p. 9-45.
ZAVAGLIA, C. Metodologia em Ciências da Linguagem: Lexicografia. In: GONÇALVES, A. V.; GÓIS, M. L. (org.). Ciências da Linguagem: O fazer científico. 1 ed. Campinas: Mercado de Letras, v. 1, 2012. p. 231-264.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Melissa Alves Baffi-Bonvino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.