Análise de uma atividade sobre dicionário em um livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do ensino fundamental

Autores

  • Hugo Leonardo Gomes dos Santos Universidade Federal do Ceará (UFC); Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) http://orcid.org/0000-0002-1180-8254
  • Antônio Luciano Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex4-v2n2a2017-1

Palavras-chave:

Livro didático, Dicionário, Análise de atividade

Resumo

Nossa pesquisa tem por objetivo investigar o tratamento pedagógico do dicionário em uma atividade de um livro didático de português do 6º ano do ensino fundamental, sob a ótica da Metalexicografia. Para tanto, buscamos nossa fundamentação teórica nas reflexões sobre a importância do material didático (SOARES, 2004; LOUSADA, 2015) e em aspectos da Lexicografia (PONTES, 2008; 2009). Esta pesquisa se caracteriza como descritiva e analisa uma atividade, intitulada “Consultando o dicionário”, do livro didático “Vontade de saber português” (TAVARES; CONSELVAN, 2012) voltado para o 6º ano do ensino fundamental. As questões foram analisadas a partir da seguinte categorização: (1) perguntas que abordam os aspectos relacionados às estruturas lexicográficas apontadas; (2) perguntas que abordam a funcionalidade dos dicionários; e (3) perguntas que refletem criticamente sobre as informações do dicionário. As análises apontam para uma prevalência de questões da segunda categoria, isto é, a atividade aborda, em sua maior parte (56,25%), elementos sobre a funcionalidade dos dicionários. As análises ainda apontam que o livro didático instrumentaliza o aluno para os contatos iniciais com o dicionário e para a consulta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Leonardo Gomes dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC); Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME)

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor de língua portuguesa da rede pública de ensino do município de Fortaleza-CE.

Antônio Luciano Pontes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

ARAÚJO, E. M. V. M. O dicionário para aprendizes em sala de aula: uma ferramenta de ensino e aprendizagem. 2007. 233f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Curso de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada, Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2007.

BELLAY, R. O uso de dicionário por alunos de escola pública no Brasil comparado ao uso de dicionário por estudantes na Espanha. Revista FACEVV, Vila Velha, n. 5, p. 107-117, jul./dez. 2010.

LOUSADA, E. G. Das prescrições oficiais ao livro didático: uma reflexão sobre o processo de elaboração de material didático de português. In: BUNZEN JÚNIOR, C dos S (org.). Livro didático de português: políticas, produção e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, p. 65-81.

NASCIMENTO, F. I. O uso do dicionário escolar de língua materna por alunos do 5º ano de uma escola pública do município de Palhano-CE. 2013. 265f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Fortaleza, 2013.

PONTES, A. L. O dicionário na sala de aula: saberes e aplicações. In: ______; COSTA, M. A. R. (orgs.). Ensino de língua materna na perspectiva do discurso: uma contribuição para o professor. v. 2. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2008, p. 27-59.

PONTES, A. L. Dicionário para uso escolar: o que é como se lê. Fortaleza: EdUECE, 2009.

PONTES, A. L.; SANTOS, H. L. G. dos. A representação do homem e da mulher no Dicionário de usos do Português do Brasil. Linha D'Água (Online), São Paulo, v. 27, n. 2, p. 123-140, dez. 2014.

SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (org.). Lingüística da norma. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004, p. 155-178.

TAVARES, R. A.; CONSELVAN, T. B. Vontade de saber português, 6º Ano. São Paulo: FTD, 2012.

VILLAR, M. S.; HOUAISS, A. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Objetiva, 2010.

Downloads

Publicado

03-01-2019

Como Citar

Santos, H. L. G. dos, & Pontes, A. L. (2019). Análise de uma atividade sobre dicionário em um livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do ensino fundamental. Revista GTLex, 2(2), 196–218. https://doi.org/10.14393/Lex4-v2n2a2017-1

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)