Análise de uma atividade sobre dicionário em um livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex4-v2n2a2017-1Palavras-chave:
Livro didático, Dicionário, Análise de atividadeResumo
Nossa pesquisa tem por objetivo investigar o tratamento pedagógico do dicionário em uma atividade de um livro didático de português do 6º ano do ensino fundamental, sob a ótica da Metalexicografia. Para tanto, buscamos nossa fundamentação teórica nas reflexões sobre a importância do material didático (SOARES, 2004; LOUSADA, 2015) e em aspectos da Lexicografia (PONTES, 2008; 2009). Esta pesquisa se caracteriza como descritiva e analisa uma atividade, intitulada “Consultando o dicionário”, do livro didático “Vontade de saber português” (TAVARES; CONSELVAN, 2012) voltado para o 6º ano do ensino fundamental. As questões foram analisadas a partir da seguinte categorização: (1) perguntas que abordam os aspectos relacionados às estruturas lexicográficas apontadas; (2) perguntas que abordam a funcionalidade dos dicionários; e (3) perguntas que refletem criticamente sobre as informações do dicionário. As análises apontam para uma prevalência de questões da segunda categoria, isto é, a atividade aborda, em sua maior parte (56,25%), elementos sobre a funcionalidade dos dicionários. As análises ainda apontam que o livro didático instrumentaliza o aluno para os contatos iniciais com o dicionário e para a consulta.
Downloads
Referências
ARAÚJO, E. M. V. M. O dicionário para aprendizes em sala de aula: uma ferramenta de ensino e aprendizagem. 2007. 233f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Curso de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada, Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2007.
BELLAY, R. O uso de dicionário por alunos de escola pública no Brasil comparado ao uso de dicionário por estudantes na Espanha. Revista FACEVV, Vila Velha, n. 5, p. 107-117, jul./dez. 2010.
LOUSADA, E. G. Das prescrições oficiais ao livro didático: uma reflexão sobre o processo de elaboração de material didático de português. In: BUNZEN JÚNIOR, C dos S (org.). Livro didático de português: políticas, produção e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, p. 65-81.
NASCIMENTO, F. I. O uso do dicionário escolar de língua materna por alunos do 5º ano de uma escola pública do município de Palhano-CE. 2013. 265f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Fortaleza, 2013.
PONTES, A. L. O dicionário na sala de aula: saberes e aplicações. In: ______; COSTA, M. A. R. (orgs.). Ensino de língua materna na perspectiva do discurso: uma contribuição para o professor. v. 2. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2008, p. 27-59.
PONTES, A. L. Dicionário para uso escolar: o que é como se lê. Fortaleza: EdUECE, 2009.
PONTES, A. L.; SANTOS, H. L. G. dos. A representação do homem e da mulher no Dicionário de usos do Português do Brasil. Linha D'Água (Online), São Paulo, v. 27, n. 2, p. 123-140, dez. 2014.
SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (org.). Lingüística da norma. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004, p. 155-178.
TAVARES, R. A.; CONSELVAN, T. B. Vontade de saber português, 6º Ano. São Paulo: FTD, 2012.
VILLAR, M. S.; HOUAISS, A. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Objetiva, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.