O uso de dicionário infantil em sala de aula

relatos de uma sequência didática para o ensino fundamental – anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v8a2022/23-8

Palavras-chave:

Dicionários escolares, Sequência Didática, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho é um relato de uma aplicação de uma sequência didática com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Maranhão. A atividade, entre outros objetivos, teve o propósito de apresentar o gênero textual dicionário a esses alunos e incentivar o uso como recurso didático na alfabetização. A pesquisa tem natureza aplicada e técnica de pesquisa bibliográficas e de campos com a realização da sequência didática utilizando dicionários. Do ponto de vista teórico, foram considerados trabalhos no ramo da Lexicografia Pedagógica, com destaque para os trabalhos de Silva e Serra (2018), Pontes (2009), Krieger, (2006, 2012), Brasil (2012) entre outros. A sequência didática apresentada aqui teve como base os trabalhos no campo da Linguística Aplicada, com destaque para aqueles que orientam para a didática do gênero textual (BRASIL, 2018, SCHNEUWLY; NOVERRAZ; DOLZ, 2004; ALVES FILHO, 2014). Os resultados da pesquisa mostraram que é possível apresentar e trabalhar com os dicionários na sala de aula com os alunos do 1° ano do ensino fundamental, podendo ser uma boa ferramenta para utilizar em sala de aula em uma perspectiva de desenvolvimento de conhecimento linguístico.

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Biografia do Autor

Luis Henrique Serra, UFMA

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, campus Bacabal)

Maria Ednalva Lima e Silva, UFMA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em ensino de língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, professora do Ensino Fundamental da rede de ensino da cidade de Codó, Maranhão.

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Publicado

30-05-2023

Como Citar

SERRA, L. H.; SILVA, M. E. L. e. O uso de dicionário infantil em sala de aula: relatos de uma sequência didática para o ensino fundamental – anos iniciais. Revista GTLex, Uberlândia, v. 8, p. e0808, 2023. DOI: 10.14393/Lex-v8a2022/23-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/68433. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Lexicografia em Foco