Análise do empoderamento tecnológico pelo PIBID
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50207Palavras-chave:
Formação de Professores, PIBID, políticas públicas para educaçãoResumo
Nesse artigo buscamos compreender como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) se tornou importante como ferramenta para empoderar tecnologicamente a formação de futuros professores. Apresentamos inicialmente algumas políticas públicas, dentre elas o PIBID que veio diminuir a distância entre o Ensino Superior praticado nas Universidades e Institutos com a Educação Básica de nossas escolas públicas brasileiras, e logo depois mostramos números sobre a expansão deste programa. O uso de ferramentas tecnológicas dentro das salas de aula se torna mais frequente com o desenvolvimento da própria tecnologia. Acreditamos que essa inserção no contexto escolar além de inevitável é também necessária. O fato é que os problemas estruturais e de caráter formativo são evidentes em escolas e universidades. O restante do artigo se baseia em um estudo de doutorado e outro de mestrado que trataram sobre o cenário macro e micro do PIBID para o trabalho com uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, em subprojetos de matemática, por todo o território brasileiro no decorrer destes quase 10 anos de atuação do programa demonstrando que houve um amadurecimento devido à compreensão do Cotidiano Escolar, principalmente pela importância dada ao trabalho coletivo e diálogo com pensamentos diferentes, resultando reflexão sistemática sobre as práticas pedagógicas.
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