Mobilizações de narrativas e formação de professores (de Matemática): potencialidades dos diários e portfólios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-72844

Palavras-chave:

Educação matemática, narrativas, formação de professores, diários, portfólios

Resumo

Este texto versa, dentre outros aspectos, sobre alguns resultados e discussões cunhados em pesquisas vinculadas a um projeto maior intitulado “Mobilizações de Narrativas na e para a Formação Inicial de Professores (que Ensinam Matemática)”. Por meio da História Oral, operada no contexto da Educação Matemática, os estudos teceram compreensões sobre as mobilizações de narrativas no contexto que envolve subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (Pibid) de duas instituições públicas de Ensino Superior localizadas no Estado de São Paulo. Em linhas gerais, tais estudos aventam possibilidades profícuas para os processos de formação de professores (de Matemática), ao problematizar algumas dessas potencialidades à luz da mobilização de diários e portfólios em tal cenário. A escrita de diários pode fazer com que os professores em formação olhem para o seu interior e os façam compreender quem se é e como se pensa. No que diz ao trabalho com portfólios no contexto da formação docente, é possível afirmar que eles contribuem ao textualizar vestígios de vivências que, em outros tempos, com novas vivências e práticas, podem ser retomadas e ressignificadas, ou seja, os portfólios podem ser vistos como um meio de reflexão e organização de práticas. Neste sentido, diários e portfólios são potenciais para o processo de formação inicial de professores por abrirem um caminho de inscrição do percurso pessoal e profissional dos futuros professores na história, sinalizando aportes para o desenvolvimento da compreensão e postura crítica, no que tange à atuação desses futuros docentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinícius Sanches Tizzo, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutor e mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro – SP). Professor de Educação Superior, do Departamento de Educação e Linguagem (DEL), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Ituiutaba – MG). Pesquisador Produtividade da UEMG – PQ/UEMG.

  • Ana Cláudia Molina Zaqueu-Xavier, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora e mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro – SP). Professora Adjunta, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Uberlândia - MG).

Referências

AMATO, L. J. D.; LEORY, H. R. Portfólios educacionais: brechas para uma formação decolonizadora. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Passo Fundo, Passo Fundo, v. 18, n. 2, p. 420-435, 2022.

ARFUCH, L. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. GEOgraphia, v. 11, n. 22, p. 157-161, 2010.

BARROS, M. Meu quintal é maior do que o mundo: ontologia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

BORTOLAZZO, M. A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrever e tecem considerações sobre o ato de escrever. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Unesp/Rio Claro, 2010.

BRASIL. Capes. Edital n. 61 de 02 de agosto de 2013. Edital Pibid. Brasília, 2013.

CHASSOT, A. A ciência é masculina? É, sim senhora!... Contexto e Educação, Ijuí, ano 19, n. 71/72, p. 9-28, 2004.

CUNHA, M. T. S. Do Baú ao Arquivo: Escritas de si, escritas do outro. Patrimônio e Memória, Assis, v. 3, p. 1-18, 2007.

FERREIRA, M. M. História do Tempo Presente, História Oral e ensino de História. In: RODEGHERO, C. S.; GRINBERG, L.; FROSTCHER, M. (org.). História Oral e Práticas Educacionais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

GARNICA, A. V. M. História oral e educação matemática: um inventário. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 137-160, 2006.

GARNICA, A. V. M. História oral em educação matemática: um panorama sobre pressupostos e exercícios de pesquisa. História Oral, v. 18, n. 2, p. 35-53, jul./dez. 2015.

GARNICA, A. V. M. Sobre o lugar da História na formação de Professores de Matemática: um ensaio. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 27-50, jul./dez. 2017.

GOMES, B. N. et. al. Discutindo sobre Portfólios nos processos de formação. Entrevista com Idália Sá-Chaves. Olhar de Professor, v. 7, n. 2, p. 9-17, 2004.

HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica. 2004.

PERROT, M. As mulheres ou os silêncios da história. São Paulo: Edusc, 2005.

PORTELLI, A. What Makes Oral History Different? In: GIUDICE, L. D. (ed.). Oral History, Oral Culture and Italian Americans. New York: Palgrave Macmillan, 2009.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

SÁ-CHAVES, I. Portfolios Reflexivos. Estratégia de formação e de Supervisão. Aveiro: UA Editora, 2004.

SILVA, H. Mobilizações de Narrativas na e para a Formação Inicial de Professores (que Ensinam Matemática). Projeto de Pesquisa (Aprovado pelo CNPq Edital MCTI Nº 001/2016 Universal), 2016.

SILVA, H. Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática: dos estudos sobre intervenções na formação de professores. HISTEMAT, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 1-17, 2018.

TIZZO, V. S. A Mobilizações de Narrativas na (e para a) Formação de Professores: potencialidades no (e a partir do) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2019. 488 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.

ZAQUEU-XAVIER. A. C. M. Narrativas na Formação de Professores: possibilidades junto ao Pibid da UFSCar. 2019. 304 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.

Downloads

Publicado

2025-05-15

Edição

Seção

Dossiê - Professores que Ensinam Matemática: para quê, para quem

Como Citar

TIZZO, Vinícius Sanches; ZAQUEU-XAVIER, Ana Cláudia Molina. Mobilizações de narrativas e formação de professores (de Matemática): potencialidades dos diários e portfólios. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, Minas Gerais, v. 6, n. Especial, p. 1–17, 2025. DOI: 10.14393/BEJOM-v6-2025-72844. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/72844. Acesso em: 15 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 81

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)