Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outras revistas.
    O autor deve indicar no manuscrito se os dados, revisões e conclusões já foram publicados em anais de evento, outro artigo ou apresentação de conferência, tese, capítulo de livro, ou pela Internet, e explicar a natureza da divulgação anterior.

Caso o manuscrito se enquadre em algum dos casos citados, este fato deve ser informado, no processo de submissão, no campo 'Comentários ao editor'.
  • O manuscrito se enquadra em uma das seguintes categorias: resultados, finais ou parciais, de pesquisas científicas; resenhas/revisões de produções científicas ou acadêmicas; relatos de experiências; produtos educacionais obtidos no âmbito de programas de mestrado profissional.
  • O título está em português e inglês (ou espanhol) ou na língua do texto e em português. Somente a primeira letra maiúscula.
  • O artigo contém dois resumos: um em português e outro em inglês ou, caso o artigo esteja em língua estrangeira, o resumo principal na língua do texto e o segundo resumo em português.
  • O resumo principal, na língua original do texto, contém de 100 a 300 palavras e o texto contém de 12 a 20 páginas, incluindo referências.
  • Seguem-se, na língua de cada resumo, 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto.
  • Nos metadados foram inseridos: Os nomes e dados de todos os coautores e os respectivos ORCIDs.
  • Foram inseridos o(s) número(s) MSC após o resumo em inglês.
  • Os autores do documento devem excluir seus nomes do texto, o qual deve estar em pdf, com o literal " Autor" e ano usados nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores, título do artigo, etc. Em todos os lugares do manuscrito onde aparece a identificação dos autores, inclusive nas referências, citações e notas de rodapé, o nome do(s) autor(es) deve(m) ser substituído(s) pela palavra "Autor" e o título pela palavra “Título”.
    Nos arquivos PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, encontradas na opção Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.
  • O arquivo da submissão está em formato PDF e não apresenta nenhuma identificação de sua autoria.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Pelo menos um dos autores possui título de Doutor, sendo os demais autores professores/pesquisadores de Instituições de Ensino Básico ou superior ou alunos de Instituições de Ensino superior.
  • DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO

O periódico BEJOM busca assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Para tal, os autores devem assegurar-se de que os princípios, baseados no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos, disponibilizado pelo Committee on Publication Ethics (COPE) estão sendo observados.

• As referências estão todas de acordo com as normas ABNT.
  • O(s) autor(es) estão cientes de que ao enviar o material para publicação estarão automaticamente renunciando aos seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico BEJOM e, além disso, assumindo que o texto foi devidamente revisado.
  • O(s) autor(es) declaram que os textos submetidos para publicação estão em total conformidade com os padrões éticos e que os mesmos assumem total responsabilidade pelo conteúdo apresentado e declaram a total inexistência de conflitos de interesses, seja em questões autorais ou referentes à utilização de softwares e/ou equipamentos.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos para avaliação e publicação no periódico Brazilian Electronic Journal of Mathematics, deverão ser preparados em Word (ver template WORD) ou no padrão TeX (ver template TEX), utilizando o template Modelo-Bejom.tex

Na escolha do  template o preâmbulo (parte que contém o título, autores, resumo e abstract)  assim como a formatação do corpo do texto, não devem ser alterados, mantendo a formatação original. Basta que o(a) autor(a) proceda à substituição dos mesmos, sem alterar a formatação.

Note que, para a confecção de artigos na linguagem TeX, o(a) autor(a) deve salvar o o arquivo BEJOM.cls  na mesma pasta que o template  Modelo-Bejom.tex.

Os textos submetidos devem estar no formato pdf e conter no mínimo 12 e máximo 20 páginas, incluindo bibliografia e anexos quando for o caso.   Os templates são modelos pré formatados e trazem informações mais detalhadas sobre a formatação. Solicita-se que não sejam alteradas as configurações destes arquivos.

As correções  ortográfica, sintática,  bibliográfica e  a revisão da digitação são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as). A  clareza, a  correção da linguagem e a pertinência do estilo de redação são quesitos importantes na avaliação pelos pareceristas.

Para enviar o artigo o(a) autor(a) responsável pela submissão deverá acessar a página do periódico, por meio do link  https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/user/register,  fazer o seu cadastro completo e preencher os dados de todos os coautores, incluindo o(s) ORCID(s).

Os artigos devem ser submetidos no próprio ambiente da revista.

Artigos - Educação Matemática

Artigos - Matemática Aplicada

Artigos - Matemática Pura

Artigos - Estatística e Probabilidade