Grandezas incomensuráveis e números irracionais
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71830Palavras-chave:
Comensurável, incomensurável, irracionalResumo
Alguns livros de história da matemática, assentam que a descoberta de grandezas incomensuráveis, por volta do século V, Antes da Era Comum, esteve seguida de uma crise de fundamentação lógica nas estruturas da matemática. Notamos, a partir de algumas publicações e artigos, que essa crise de fundamentos talvez tenha sido um equívoco ou má interpretação dos escritos da antiguidade, pois, caso tenha ocorrido, ela não alterou os rumos das descobertas gregas. A solução proposta por Eudoxo decorre da evolução dos estudos que estavam em curso e, dois milênios depois, serviu como base para a construção dos cortes de Dedekind, basilar à concepção do conceito rigoroso de números reais (racionais e irracionais). Esse trabalho de pesquisa bibliográfica tem o intuito de revisitar e retomar, a partir do caráter histórico matemático, as principais ideias que despontaram com o surgimento das grandezas incomensuráveis e suas particularidades, desde a antiguidade grega, passando por sua consumação que culminou na ideia formal de números irracionais até chegarmos à atualidade. Como contribuição principal desse trabalho, destacamos a apresentação de novas perspectivas e enfoques do tema em voga a partir de olhares lançados ao passado por intermédio dos fatos históricos, possibilitando compreender como se deram os encadeamentos de ideias no percurso temporal, contribuindo com a ampliação da compreensão dos objetos e conceitos matemáticos na atualidade.
Downloads
Referências
ÁVILA, G. S. S. Análise matemática para licenciatura. 1. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
BOYER, C. B.; MERZBACH, U.C. História da matemática. Tradução: Helena Castro. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.
CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Gradiva, 1975.
EUCLIDES. Os elementos. Tradução: Irineu Bicudo. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2009.
EVES, H. Introdução à história da matemática. Tradução: Hygino H. Domingues. 5. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2004.
GARBI, G. G. A rainha das ciências: um passeio pelo maravilhoso mundo da matemática. 5. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2007.
LEÃO, A. Euclides e a incomensurabilidade: o profundo tear das abrangências? Os sumos segredos do livro X. 1. ed. São Paulo: Chiados books, 2019.
LAUNAY, M. A fascinante história da matemática: da pré-história aos dias de hoje. Tradução: Clóvis Marques. 1.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019.
MASTIN, L. Egyptian mathematics. 2010. Disponível em: https://www.storyofmathematics.com/egyptian.html. Acesso em: 5 abr. 2023.
NIVEN, I. Números: racionais e irracionais. Tradução: Renate Watanabe. Rio de Janeiro: SBM, 1990.
OLIVEIRA, A. J. F. Dedekind e os números: antologia de textos fundacionais de Richard Dedekind. 1. Ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022. 194 p.
PLATÃO. Mênon. Tradução: Maura Iglésia. 8. ed. Rio de Janeiro: Loyola, 2001. 120 p.
ROQUE, T. M.; CARVALHO, J. B. P. Tópicos de história da matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2012. 467 p.
IMPERATIVO MATEMÁTICO. Tudo o que você precisa saber sobre os números reais: uma não tão breve história do espaço. 2020. 1 vídeo (38 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FPMkpma-4-8. Acesso em: 02 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabrício Oliveira Silva, Márcio Roberto Rocha Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.