Mapeamento e análise da presença da [Educação] Matemática nos Cursos de Pedagogia de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-74304

Palavras-chave:

Mapeamento, pedagogia, formação inicial de professores que ensinam matemática, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados do mapeamento dos cursos presenciais de Pedagogia do Estado de Minas Gerais e análise de como eles têm incorporado a [educação] matemática. Para isso, foi realizado um levantamento no website do e-MEC por cursos presenciais de Pedagogia de Minas Gerais. Foi feito um cruzamento de dados a partir dos websites de instituições que ofertam esses cursos, que, também, se constituíram como base de coleta de dados qualitativos (projetos pedagógicos, dentre outros). Os dados quantitativos foram organizados e descritos utilizando ferramentas da Estatística Descritiva. A análise deles e dos títulos de disciplinas obrigatórias que envolvem [educação] matemática (dados qualitativos) foram feitos com base nos pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos e do estudo de bibliografias sobre a formação em Pedagogia. Como resultados, apontamos a falta de dados sobre os cursos de Pedagogia ofertados por instituições privadas, permanência de baixa carga horária destinada a disciplinas obrigatórias que envolvem [educação] matemática, oferta dessas disciplinas, predominantemente, a partir da segunda metade do curso, títulos que privilegiam metodologias, que distinguem Educação Infantil dos anos iniciais do Ensino Fundamental e que incorporam teorizações da Educação Matemática. Concluímos que há a necessidade de análises aprofundadas relacionando os títulos das disciplinas analisadas e as ementas delas e pesquisas envolvendo professores formadores atuantes em cursos de Pedagogia.

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Biografia do Autor

  • Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, com interesse nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da matemática, formação de professores, filosofia da educação matemática, Modelo dos Campos Semânticos e a filosofia de Ludwig Wittgenstein.

  • Vanessa Nogueira Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação na Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) iniciado em 2021/1. Atuou como bolsista no subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2021 a 2023. Atuou como bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvendo pesquisas quanto à Matemática presente nos cursos de graduação em Pedagogia.

  • Guilherme Henrique Gomes da Silva, Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro

    Professor Livre-Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro. Possui Especialização em Matemática Universitária (2008), Mestrado (2010), Doutorado (2016) e Livre Docência (2024) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Realizou estágio de doutoramento na Rutgers, The State University of New Jersey, em Newark, Estados Unidos (2015). Realizou pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal, com financiamento da Comissão Europeia no âmbito do Programa Horizon Europe, Marie Skodowska-Curie Postdoctoral Fellowships (2024). Em 2017, recebeu Menção Honrosa outorgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Prêmio CAPES de Teses - 2017, na área de Ensino. Utilizando a perspectiva da Educação Matemática Crítica, desenvolve pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática. Também desenvolve pesquisas focadas em problematizar (e desafiar) questões de justiça e injustiça social no âmbito da Educação Matemática.

  • Denismar Alves Nogueira, Universidade Federal de Alfenas

    Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2001), mestrado e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2008) e Pós Doutorado em 2021. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), lotado no Departamento de Estatística (DEst) do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), lecionando na graduação e na pós-graduação no programa de Estatística Aplicada e Biometria desta instituição. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, principalmente na área de saúde; atuando nos seguintes temas: Inferência Bayesiana, Estatística Espacial, Estatística Experimental, Melhoramento Genético, Epidemiologia, Modelos Longitudinais e Mistos e Séries Temporais.

Referências

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Publicado

2025-05-15

Edição

Seção

Dossiê - Professores que Ensinam Matemática: para quê, para quem

Como Citar

JULIO, Rejane Siqueira; OLIVEIRA, Vanessa Nogueira; SILVA, Guilherme Henrique Gomes da; NOGUEIRA, Denismar Alves. Mapeamento e análise da presença da [Educação] Matemática nos Cursos de Pedagogia de Minas Gerais. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, Minas Gerais, v. 6, n. Especial, p. 1–21, 2025. DOI: 10.14393/BEJOM-v6-2025-74304. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/74304. Acesso em: 7 jun. 2025.

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