Mapeamento e análise da presença da [Educação] Matemática nos Cursos de Pedagogia de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-74304Palavras-chave:
Mapeamento, pedagogia, formação inicial de professores que ensinam matemática, Educação MatemáticaResumo
Neste artigo, apresentamos os resultados do mapeamento dos cursos presenciais de Pedagogia do Estado de Minas Gerais e análise de como eles têm incorporado a [educação] matemática. Para isso, foi realizado um levantamento no website do e-MEC por cursos presenciais de Pedagogia de Minas Gerais. Foi feito um cruzamento de dados a partir dos websites de instituições que ofertam esses cursos, que, também, se constituíram como base de coleta de dados qualitativos (projetos pedagógicos, dentre outros). Os dados quantitativos foram organizados e descritos utilizando ferramentas da Estatística Descritiva. A análise deles e dos títulos de disciplinas obrigatórias que envolvem [educação] matemática (dados qualitativos) foram feitos com base nos pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos e do estudo de bibliografias sobre a formação em Pedagogia. Como resultados, apontamos a falta de dados sobre os cursos de Pedagogia ofertados por instituições privadas, permanência de baixa carga horária destinada a disciplinas obrigatórias que envolvem [educação] matemática, oferta dessas disciplinas, predominantemente, a partir da segunda metade do curso, títulos que privilegiam metodologias, que distinguem Educação Infantil dos anos iniciais do Ensino Fundamental e que incorporam teorizações da Educação Matemática. Concluímos que há a necessidade de análises aprofundadas relacionando os títulos das disciplinas analisadas e as ementas delas e pesquisas envolvendo professores formadores atuantes em cursos de Pedagogia.
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