Análise do empoderamento tecnológico pelo PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50207

Palavras-chave:

Formação de Professores, PIBID, Políticas Públicas para Formação

Resumo

Nesse artigo buscamos compreender como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) se tornou importante como ferramenta para empoderar tecnologicamente a formação de futuros professores. Apresentamos inicialmente algumas políticas públicas, dentre elas o PIBID que veio diminuir a distância entre o Ensino Superior praticado nas Universidades e Institutos com a Educação Básica de nossas escolas públicas brasileiras, e logo depois mostramos números sobre a expansão deste programa. O uso de ferramentas tecnológicas dentro das salas de aula se torna mais frequente com o desenvolvimento da própria tecnologia. Acreditamos que essa inserção no contexto escolar além de inevitável é também necessária. O fato é que os problemas estruturais e de caráter formativo são evidentes em escolas e universidades. O restante do artigo se baseia em um estudo de doutorado e outro de mestrado que trataram sobre o cenário macro e micro do PIBID para o trabalho com uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, em subprojetos de matemática, por todo o território brasileiro no decorrer destes quase 10 anos de atuação do programa demonstrando que houve um amadurecimento devido à compreensão do Cotidiano Escolar, principalmente pela importância dada ao trabalho coletivo e diálogo com pensamentos diferentes, resultando reflexão sistemática sobre as práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Douglas Silva Fonseca, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto  do Curso de Matemática da UFT (Campus de Araguaína) Professor do Curso de Licenciatura em Matemática EAD (Campus de Arraias) Professor Colaborador no Mestrado em Modelagem Computacional (Campus de Palmas) Coordenador da Especialização em Educação Matemática UFT- (Campus Araguaína) Coordenador Substituto do Curso de Matemática (Gestão 2019-2021) Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) (Gestão 2019- 2022)   

Eliton Meireles de Moura, Universidade de São Paulo

  http://lattes.cnpq.br/1076104375522126
Doutorando em Educação
Faculdade de Educação Universidade de São Paulo 

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Publicado

2020-01-02

Como Citar

Fonseca, D. S., & Moura, E. M. de. (2020). Análise do empoderamento tecnológico pelo PIBID. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, 1(1), 27–43. https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50207

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática