Edições anteriores
-
Brazilian Electronic Journal of Mathematics
v. 6 (2025)O Volume 6 (2025) do Brazilian Electronic Journal of Mathematics (BEJOM) reúne trabalhos que refletem a diversidade temática e metodológica da pesquisa matemática contemporânea, contemplando contribuições em Matemática Pura, Matemática Aplicada, Educação Matemática e Modelagem Matemática.
Os artigos abordam desde fundamentos teóricos, como estudos sobre singularidades, órbitas periódicas de funções, números bi-periódicos Lucas-balanceados generalizados e a forma normal de Hermite, até aplicações relevantes da matemática em contextos reais. Destacam-se investigações em modelagem matemática aplicada à epidemiologia, por meio do modelo SIR, bem como análises sobre fractais na natureza, evidenciando o papel da matemática na compreensão de fenômenos naturais complexos.
O volume também contempla trabalhos voltados ao ensino e à divulgação da matemática, incluindo o uso de sequências didáticas no ensino de funções no Ensino Médio, aplicações de matrizes e transformações lineares com o GeoGebra, e uma abordagem interdisciplinar envolvendo números binários, corpos finitos e divisão polinomial na construção de QR Codes.
Ao reunir pesquisas teóricas, aplicadas e educacionais, este volume reafirma o compromisso do BEJOM com a ciência aberta, a pluralidade de abordagens e a valorização da produção científica em matemática, fortalecendo o diálogo entre pesquisadores, docentes e estudantes.
-
Brazilian Electronic Journal of Mathematics
v. 6 n. Especial (2025)O Brazilian Electronic Journal of Mathematics (BEJOM) tem a satisfação de apresentar seu novo número especial: “Professores que Ensinam Matemática: para quê, para quem”.
Organizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática (NUPEm), este dossiê reúne artigos que discutem os desafios e as possibilidades da formação de professores(as) que ensinam Matemática em diversos contextos educacionais — da Educação Infantil à Educação Superior, incluindo múltiplas modalidades como EJAI, educação do campo, cursos técnicos e muito mais.
Os textos abordam desde licenciaturas em Matemática e Pedagogia até programas de iniciação à docência, formação continuada e uso de tecnologias no ensino de Matemática. O dossiê convida à reflexão sobre os objetivos do ensino matemático, os públicos envolvidos e as estratégias didáticas e políticas necessárias para transformar realidades por meio da Educação Matemática.
Mais do que uma coletânea de estudos, este número especial propõe-se a ser um espaço de diálogo, inspiração e provocação para pesquisadores(as), educadores(as) e formuladores(as) de políticas.





