Mapeamento das produções publicadas sobre a presença das Tecnologias Digitais e Educação Matemática na formação do pedagogo (2012-2021)
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-72944Palavras-chave:
Tecnologias digitais, educação matemática, formação do pedagogoResumo
O estudo visa mapear produções científicas publicadas entre 2012 e 2021 em periódicos avaliados como Qualis A1 e A2 na área de Educação, focando na presença das Tecnologias Digitais (TD) e na Educação Matemática na formação de pedagogos. A pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa e adota uma metodologia de mapeamento bibliográfico. O estudo encontrou uma quantidade limitada de publicações sobre o tema específico, destacando que apenas um artigo se dedica à integração de TD na formação matemática de pedagogos. Outros estudos revisados abordam tecnologias digitais na formação de professores em geral, sendo úteis como referência para pesquisadores e profissionais interessados na temática. Os resultados evidenciam uma lacuna significativa na literatura, sugerindo a necessidade de novas investigações que promovam a inclusão efetiva de TD no currículo de formação de pedagogos, com vistas a preparar futuros educadores para as demandas da sociedade digital atual.
Downloads
Referências
ABAR, C. A. A. P.; ALENCAR, S. V. A gênese instrumental na interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de matemática. BOLEMA, Rio Claro, v. 27, n. 46, ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/C5Jm7tRkLDLFbwbFS5bSc4z/. Acesso em: 27 ago. 2023.
SOUZA, A. N., A.; SCHNEIDER, N. H. Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 418–436, 2016. DOI:10.20396/etd.v18i2.8640946. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640946. Acesso em: 28 ago. 2023.
ARRUDA, E. P. A formação do professor no contexto das tecnologias do entretenimento. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 264–280, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i2.1282. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1282. Acesso em: 27 ago. 2023.
AZEVEDO, M. C.; PUGGIAN, C.; FRIEDMANN, C. P. WebQuests e guia de orientação: uma proposta integrada para a formação continuada de professores de matemática. BOLEMA, Rio Claro, v. 27, n. 46, ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/wPfJv6pwT9nnHxttNHRQLhz/?lang=pt. Acesso em: 27 ago. 2023.
BANCO MUNDIAL. Reimaginando as Conexões Humanas: Tecnologia e Inovação em Educação no Banco Mundial. Banco Mundial: Washington, DC, 2020.
BARRETO, R. G. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação & Sociedade, Campinas, v.33, n. 121, dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/S3v8C4TJdsLFbVyCNG4VpHN/. Acesso em: 27 ago. 2023.
CHIARI, A. S. de S. Tecnologias Digitais e Educação Matemática: relações possíveis, possibilidades futuras. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 28 fev. 2019.
CIMADEVILA, M. P. R.; ZUCHETTI, D. T.; BASSANI, P. B. S. O “novo” profissional da Rede Estadual do RS e as tecnologias na educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 67–86, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i1.1295. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1295. Acesso em: 27 ago. 2023.
COLL, C.; MAURI, T.; ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias de informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 66-93.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. 2ed. Porto Alegre: Bookmann, 2010.
FARIAS, I. M. S.; VIANA, M. A. P.; LIMA, W. S. R. A contribuição das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de professores: reflexões para a aprendizagem online. In: VIANA, M. A. P.; MERCADO, L. P. L. (Orgs.). Tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de professores: ressignificando e potencializando a prática docente na educação básica e ensino superior. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. O professor que ensina matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001–2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016. p. 17–42.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ed. São Paulo: Atlas, 2016.
FREITAS, M. T. A. Janela sobre a utopia: computador e internet a partir do olhar da abordagem histórico-cultural. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32, 2009, Caxambu. Anais eletrônicos. Caxambu: ANPEd, 2009, p. 1-14. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT16-5857--Int.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023.
JAVARONI, S. L.; ZAMPIERI, M. T. O uso das TIC nas práticas dos professores de matemática da rede básica de ensino: o projeto mapeamento e seus desdobramentos. BOLEMA, Rio Claro, v. 29, n. 53, dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/RVsdSzYqRdpNLx8Vht3mcMS/?lang=pt#. Acesso em: 27 ago. 2023.
MELO, W. A. de. Tecnologias digitais em práticas educativas nos anos iniciais: mapeamento das produções publicadas no boletim de educação matemática – BOLEMA (1985-2021). 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
MÜLLER, F. Experiências com blog na pesquisa e na formação inicial de professoras de educação infantil. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 43–61, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i1.1240. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1240. Acesso em: 27 ago. 2023.
OLIVEIRA, C. A.; AMANCIO, J. R. S. Experiências formativas potencializadas pelas tecnologias digitais nas aulas de Matemática. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 3, p. 165–179, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.63254. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/redoc/article/view/63254. Acesso em: 17 mar. 2023.
PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, Espanha, n. 24, p.63-90, 21 set. 2000. Disponível em: http://www.rieoei.org/rie24a03. PDF. Acesso em: 28 ago. 2023.
RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M. A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 64–81, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8655732. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655732. Acesso em: 28 ago. 2023.
SANTOS, L. M.; MIARKA, R.; SIPLE, I. Z. O uso de blogs como tecnologia educacional narrativa para forma/ação inicial docente. BOLEMA, Rio Claro, v. 28, n. 49, ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/7dWdgwyfVM7knbY7qWRdDCr/?lang=pt#. Acesso em: 27 ago. 2023.
SANTOS, V. L. P. DOS; PEREIRA, J. M. S.; MERCADO, L. P. L. Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v.18, n. 1, p. 104–121, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i1.8637398. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637398. Acesso em: 28 ago. 2023.
SOUZA, A. P. G. DE; PASSOS, C. L. B. T. Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais. BOLEMA, v. 29, n. 53, 14 dez. 2015.
TINTI, D. S.; BARBOSA, G. C.; LOPES, C. E. O software IRAMUTEQ e a análise de narrativas (auto)biográficas no campo da educação matemática. BOLEMA, v. 35, n. 69, p. 479-496, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/wLCkrYZgyQSKVCQBcczgbRn/lang=pt&format=pdf. Acesso em: 06 jul. 2022.
VASCONCELOS, L. O.; LEANDRO, E. G.; PASSOS, C. L. B. Rede de aprendizagem e desenvolvimento da docência: expressões do pensamento geométrico de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. BOLEMA, Rio Claro, v. 35, p. 708-726, ago. 2021.
VECCHIA, R. D.; MALTEMPI, M. V. Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização. BOLEMA, Rio Claro, v. 26, n. 43, ago. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/hTLCdK3gqVQK6pMMZwvh7Pv/. Acesso em: 27 ago. 2023.
VISEU, F.; PONTE, J. P. A formação do professor de Matemática apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico. BOLEMA, Rio Claro, v. 26, n. 42a, p. 329-357, abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/N5v53JXy9dnbxFrKVDcVNHq/?lang=pt#. Acesso em: 27 ago. 2023.
ZAMPIERI, M. T.; JAVARONI, S. L. A constituição de ambientes colaborativos de aprendizagem em ações de formação continuada: abordagem experimental com GeoGebra. BOLEMA, v. 32, n. 61, ago. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/Nwsr5mCkgHXV43WKDn49Rmt/?lang=pt#. Acesso em: 27 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carloney Alves de Oliveira, Wilker Araújo de Melo, Mariana Tenório da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.