O PIBID alfabetização matemática e as escritas reflexivas:
discussões sobre questões étnico-raciais a partir das leituras deleite
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-74615Palavras-chave:
Formação docente, ensino de matematica, escrita reflexivaResumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como as escritas reflexivas, a partir das leituras deleite, contribuem para o tensionamento das práticas de ensino hegemônicas. Para cumprir esta proposta, este estudo foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, por meio de experiências reflexivas de uma pibidiana que realizava seus trabalhos em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Ibirité. Acredita-se que as reflexões dessa pibidiana, alcançadas por intermédio de suas práxis, contribuíram para que se identificassem pontos de conflito e de inquietações em relação a questões étnico-raciais e, até mesmo, no que diz respeito à sua futura prática docente – o que também nos oportuniza refletir sobre a matemática, sobre as práticas de ensino e sobre a relação desse campo de conhecimento associada à valorização de diferentes culturas.
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