Investigando a produção de significados em Cálculo Diferencial e Integral
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50262Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, SignificadosResumo
É notória a preocupação de docentes que atuam em diversas áreas do Ensino Superior sobre os crescentes índices de reprovação nas disciplinas que exigem competências e habilidades matemáticas. Uma dessas disciplinas é o Cálculo Diferencial e Integral, presente, não só no Curso de Matemática, mas também em cursos de graduação ligados às Ciências da Natureza, às Ciências Econômicas e a quase todos os cursos de Engenharia. O presente trabalho pretendeu investigar quais significados os estudantes dos cursos de Matemática e Engenharia de Produção de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Ituiutaba/MG, atribuem a alguns conceitos a cerca da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Tal proposta foi analisada mediante a aplicação de fichas de Trabalho aos estudantes, elaboradas com questões que promovessem o levantamento/discussão de algumas ideias que circulam nos saberes que envolvem o cálculo. Após esta etapa, levantou-se três categorias, relacionadas ao nível semântico produzido pelos graduandos e suas relações, priorizando os conceitos de Funções, Continuidade, Limites e Derivada. A investigação apontou que os estudantes carregam em seu discurso significados semelhantes à linguagem dos livros textos da disciplina de cálculo e não conseguem produzir seus próprios significados. Espera-se, com essa investigação, contribuir para uma discussão em torno do ensino de Cálculo, na busca em apontar possibilidades de solução para a evasão/reprovação na disciplina, promovendo uma Educação crítica, reflexiva e atuante no cenário do Ensino Superior.
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