Proposta de trabalho com blogs em turmas de 5° ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50323

Palavras-chave:

Séries iniciais, Blogs, Trabalho colaborativo

Resumo

Este texto apresenta uma pesquisa realizada por meio do trabalho colaborativo, que aconteceu em uma escola periférica da cidade de Uberlândia-MG, caracterizada como estudo de caso e tem uma abordagem qualitativa. Analisamos o trabalho, com o apoio de blogs, cujas páginas foram utilizadas para registros dos alunos e debates direcionados ao conteúdo de Geometria. O objetivo foi analisar se é possível promover uma alfabetização digital e conhecimento matemático através do uso da ferramenta Blog. Analisamos o trabalho, com o apoio de blogs, cujas páginas foram utilizadas para registros dos alunos e debates direcionados ao conteúdo de Geometria. Foram convidados para participar desse projeto os alunos que estavam cursando o quinto ano do EF. O projeto foi desenvolvido com 30 alunos, no segundo semestre de 2014, e outros 30, no primeiro semestre de 2015, utilizando os seguintes instrumentos: notas de campo produzidas por toda a equipe do projeto, fotografias e filmagens das atividades produzidas no laboratório de informática e em sala de aula, questionários, entrevistas, registros em espaço virtual: os blogs. A análise das pro- duções dos alunos do quinto ano com registros nos blogs. No que diz respeito à conclusão, a pesquisa demonstrou que blogs, softwares e dinâmicas diferenciadas de estudo atraíram a atenção dos alunos, deixando-os em sua maioria, instigados pelo desconhecido. O trabalho de produção de blogs, em grupos, desenvolveu nos estudantes a leitura e a escrita, tanto da linguagem materna como de símbolo e nomenclatura matemática. A interação dos alunos se tornou perceptível no decorrer do projeto, uma vez que propiciou o amadurecimento pessoal dos estudantes, o respeito, a tolerância e a cooperação mútua. Nesse sentido, concluímos que o projeto contribuiu sobremaneira para o processo de alfabetização dos alunos na linguagem materna, na matemática e na alfabetização digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós- Graduação em Ciências e Matemática/Matemática.

Janaína Fátima Sousa Oliveira

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, atua em cargo efetivo da prefeitura de Uberlândia, na função de professora de matemática.

Éliton Meireles de Moura

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), bolsista FAPESP, com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Stanford, como bolsistas CAPES/PDSE e contando ainda com o apoio do Lemann Center Visiting Scholar Program, promovido pelo Instituto Lemann, atuando como Visiting Student Researcher na Graduate School of Education, para o ano acadêmico de 2017-18. Lemann Fellowship desde 2017. No campo acadêmico destaca sua participação como: colaborador no projeto PIBID FAMAT/UFU; Técnico Pedagógico do Projeto RIVED (Rede Iterativa Virtual de Educação) e Programador ActionScript desenvolvendo Objetos de Aprendizagens, animações em Flash e outras Programações em ActionScript; Presidente da Empresa Júnior de Matemática da Faculdade de Matemática da UFU, e, por fim, Bolsista do Programa Tutorial de Educação da Faculdade de Matemática (PETMAT/UFU). Tem interesse e experiência nas áreas de Matemática, com ênfase nas TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Maker; Educação Matemática; Formação de Professores; Informática e Ensino; Movimento Maker; Aprendizagem Criativa; Softwares Computacionais; Objetos de Aprendizagem; Jogos Educacionais; Modelagem Matemática; Biomatemática; Web design. (Fonte: Currículo Lattes).

Arlindo José de Souza Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Realizou o curso de graduação de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus São José do Rio Preto); mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Uberlândia). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes, educação popular e cultura digital.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Souza, V. A. de, Oliveira, J. F. S., Moura, Éliton M. de, & Souza Junior, A. J. de. (2020). Proposta de trabalho com blogs em turmas de 5° ano do ensino fundamental . BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, 1(1), 56–72. https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50323

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática