Proposta de trabalho com blogs em turmas de 5° ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50323

Palavras-chave:

Séries iniciais, Blogs, Trabalho colaborativo

Resumo

Este texto apresenta uma pesquisa realizada por meio do trabalho colaborativo, que aconteceu em uma escola periférica da cidade de Uberlândia-MG, caracterizada como estudo de caso e tem uma abordagem qualitativa. Analisamos o trabalho, com o apoio de blogs, cujas páginas foram utilizadas para registros dos alunos e debates direcionados ao conteúdo de Geometria. O objetivo foi analisar se é possível promover uma alfabetização digital e conhecimento matemático através do uso da ferramenta Blog. Analisamos o trabalho, com o apoio de blogs, cujas páginas foram utilizadas para registros dos alunos e debates direcionados ao conteúdo de Geometria. Foram convidados para participar desse projeto os alunos que estavam cursando o quinto ano do EF. O projeto foi desenvolvido com 30 alunos, no segundo semestre de 2014, e outros 30, no primeiro semestre de 2015, utilizando os seguintes instrumentos: notas de campo produzidas por toda a equipe do projeto, fotografias e filmagens das atividades produzidas no laboratório de informática e em sala de aula, questionários, entrevistas, registros em espaço virtual: os blogs. A análise das pro- duções dos alunos do quinto ano com registros nos blogs. No que diz respeito à conclusão, a pesquisa demonstrou que blogs, softwares e dinâmicas diferenciadas de estudo atraíram a atenção dos alunos, deixando-os em sua maioria, instigados pelo desconhecido. O trabalho de produção de blogs, em grupos, desenvolveu nos estudantes a leitura e a escrita, tanto da linguagem materna como de símbolo e nomenclatura matemática. A interação dos alunos se tornou perceptível no decorrer do projeto, uma vez que propiciou o amadurecimento pessoal dos estudantes, o respeito, a tolerância e a cooperação mútua. Nesse sentido, concluímos que o projeto contribuiu sobremaneira para o processo de alfabetização dos alunos na linguagem materna, na matemática e na alfabetização digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Fátima Sousa Oliveira

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, atua em cargo efetivo da prefeitura de Uberlândia, na função de professora de matemática.

Viviane Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós- Graduação em Ciências e Matemática/Matemática.

Éliton Meireles de Moura

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), bolsista FAPESP, com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Stanford, como bolsistas CAPES/PDSE e contando ainda com o apoio do Lemann Center Visiting Scholar Program, promovido pelo Instituto Lemann, atuando como Visiting Student Researcher na Graduate School of Education, para o ano acadêmico de 2017-18. Lemann Fellowship desde 2017. No campo acadêmico destaca sua participação como: colaborador no projeto PIBID FAMAT/UFU; Técnico Pedagógico do Projeto RIVED (Rede Iterativa Virtual de Educação) e Programador ActionScript desenvolvendo Objetos de Aprendizagens, animações em Flash e outras Programações em ActionScript; Presidente da Empresa Júnior de Matemática da Faculdade de Matemática da UFU, e, por fim, Bolsista do Programa Tutorial de Educação da Faculdade de Matemática (PETMAT/UFU). Tem interesse e experiência nas áreas de Matemática, com ênfase nas TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Maker; Educação Matemática; Formação de Professores; Informática e Ensino; Movimento Maker; Aprendizagem Criativa; Softwares Computacionais; Objetos de Aprendizagem; Jogos Educacionais; Modelagem Matemática; Biomatemática; Web design. (Fonte: Currículo Lattes).

Arlindo José de Souza Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Realizou o curso de graduação de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus São José do Rio Preto); mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Uberlândia). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes, educação popular e cultura digital.

Referências

ALVARENGA, C. E. A. Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino. Campinas, SP: [s.n.]. 2011.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação, 2003. 52 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recursos pedagógicos/Organização: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento. Brasília: MEC, SEED, 2007. 154p.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: Matemática. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148p.

BRASIL. Ministério da Educação: Programa Nacional de Tecnologia da Educacional. (ProInfo). Disponível em: ≪ http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=236:pro info-perguntas-frequentes&catid=152:proinfo≫. acesso em 30 de jan. 2015.

BRASIL. Comitê Nacional de educação em direitos humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: secretaria especial dos direitos humanos; Ministério da Educação, 2003. 52p.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos, 2a ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2007. 228p.

GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: António Mendes, Isabel Pereira e Rogério Costa (editores), Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria. 2005, p. 311-315. Disponívelem: ≪ http://stoa.usp.br/cid/files/-1/3104/Blogs-finalnome.pdf≫. Acesso em: 25 abr. 2014.

JUNIOR, J. de P. Alfabetização digital: proposição de parâmetros metodológicos para capacitação em competências informacional. 168 f. 2009. Dissertação-(Mestrado)-Pontifícia Universidade Católica de Campinas-Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Campinas, 2009.

OLIVEIRA, M. A. O. A utilização de Blogs como recurso pedagógico na educação matemática. In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 10, 2010, Salvador - BA. 5p.

PONTE, J. P.; OLIVEIRA, H. A Internet como recurso para o ensino da Matemática, 2000. Disponível em: ≪ www.educ.fc.ul.pt/docentes/.../00-PonteOliveira%20(NOESIS).doc≫. Acesso em: 15 mai. 2014.

PORTAL do Ministério da Educação (MEC): Disponível em: ≪http://portal.mec.gov.br/≫. Acesso em: 20 de jan. 2015.

PORTAL do Ministério da Educação. O computador um instrumento da educação. Porto: Texto Editora, 1992.

RIBAS, C. S. C.; ZIVIANI, P. Redes de informação: novas relações sociais. 2008. Disponível em: ≪http://www.direitoacomunicacao.org.br/index2.php?option=com_docman&task= doc_view&gid=388&Itemid=99999999≫.Acesso em: 10 fev. 2014.

SANTOS, C. A.; NACARATO, A. M. Aprendizagem em Geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula. Belo Horizonte: Autentica. 2014.

SIMOKA, M. A. Mídias e tecnologias no ensino de matemática. 2008. 9p. Disponível enem: ≪http://200.189.113.123/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/MAT EMATICA/Artigo_simoka.pdf≫. Acesso em: 2 fev. 2014.

SITE da Prefeitura de Uberlândia. Disponível ≪http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/≫. Acesso em: 20 de jan. 2015.

SITE Triângulo Mineiro. Disponível em: http://triangulomineiro.com/noticia. aspx?busca=true&catNot=55&id=8751&nomeCatNot=Turismo. Acesso em 30 de jan. de 2015.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

OLIVEIRA, J. F. S.; SOUZA, V. A. de; MOURA, Éliton M. de; SOUZA JUNIOR, A. J. de. Proposta de trabalho com blogs em turmas de 5° ano do ensino fundamental. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 56–72, 2020. DOI: 10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50323. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/50323. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática