Proposta de trabalho com blogs em turmas de 5° ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n1-2020-50323Palavras-chave:
Séries iniciais, Blogs, Trabalho colaborativoResumo
Este texto apresenta uma pesquisa realizada por meio do trabalho colaborativo, que aconteceu em uma escola periférica da cidade de Uberlândia-MG, caracterizada como estudo de caso e tem uma abordagem qualitativa. Analisamos o trabalho, com o apoio de blogs, cujas páginas foram utilizadas para registros dos alunos e debates direcionados ao conteúdo de Geometria. O objetivo foi analisar se é possível promover uma alfabetização digital e conhecimento matemático através do uso da ferramenta Blog. Analisamos o trabalho, com o apoio de blogs, cujas páginas foram utilizadas para registros dos alunos e debates direcionados ao conteúdo de Geometria. Foram convidados para participar desse projeto os alunos que estavam cursando o quinto ano do EF. O projeto foi desenvolvido com 30 alunos, no segundo semestre de 2014, e outros 30, no primeiro semestre de 2015, utilizando os seguintes instrumentos: notas de campo produzidas por toda a equipe do projeto, fotografias e filmagens das atividades produzidas no laboratório de informática e em sala de aula, questionários, entrevistas, registros em espaço virtual: os blogs. A análise das pro- duções dos alunos do quinto ano com registros nos blogs. No que diz respeito à conclusão, a pesquisa demonstrou que blogs, softwares e dinâmicas diferenciadas de estudo atraíram a atenção dos alunos, deixando-os em sua maioria, instigados pelo desconhecido. O trabalho de produção de blogs, em grupos, desenvolveu nos estudantes a leitura e a escrita, tanto da linguagem materna como de símbolo e nomenclatura matemática. A interação dos alunos se tornou perceptível no decorrer do projeto, uma vez que propiciou o amadurecimento pessoal dos estudantes, o respeito, a tolerância e a cooperação mútua. Nesse sentido, concluímos que o projeto contribuiu sobremaneira para o processo de alfabetização dos alunos na linguagem materna, na matemática e na alfabetização digital.
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