Percepções de licenciandos e professores que ensinam matemática acerca da discalculia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-72948

Palavras-chave:

Educação inclusiva, transtorno de aprendizagem, discalculia

Resumo

A discalculia é um Transtorno de Aprendizagem da Matemática pouco conhecido pelos profissionais da educação e debatido na literatura. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções sobre a Discalculia de licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática e professores formados de uma universidade no interior da Bahia. Adotando uma abordagem qualitativa, conduzimos entrevistas semiestruturadas e individuais com quatro participantes, sendo dois licenciandos e dois professores da educação básica. Após a produção e transcrição dos dados, procedemos à análise e discussões, fundamentadas na revisão bibliográfica, visando compreender suas percepções. Nesse processo, foram construídas três categorias. Na categoria Conhecimento e identificação da Discalculia, os licenciandos afirmaram conhecer a Discalculia, sem uma explicação aprofundada, enquanto os professores souberam expressar alguns conhecimentos sobre a Discalculia. No geral, todos os entrevistados apresentaram dificuldades em identificar alunos com Discalculia. Já na categoria Uso de recursos e metodologias, os entrevistados indicaram estratégias diversas, mas percebemos que resolviam dificuldades de aprendizagem momentâneas. E, por fim, na categoria A importância da Formação, os entrevistados apontaram que tiveram um contato tímido com esse tema, representando uma lacuna na formação deles. A partir desses resultados, concluímos que os entrevistados possuem um conhecimento limitado sobre a Discalculia, particularmente, em relação às suas dificuldades, bem como identificamos a urgência dessas discussões no âmbito da formação de professores.

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Biografia do Autor

  • Lilian Aragão da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

    Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e UEFS. Desde 2013 é Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP), no campus de Amargosa, Bahia. Atualmente, é coordenadora do Programa de Extensão FormAção e coordenadora do PIBID, Subprojeto de Matemática Edital 2024/2026. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Regional Bahia, atual gestão, enquanto comissão científica. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase na formação de professores que ensinam matemática.

  • Gabriela da Silva Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi bolsista do PIBID, Subprojeto Matemática, edital 2020/2022, bem como do Programa Residência Pedagógica, Núcleo de Matemática, edital 2022/2024. Tem afinidade pela área de Formação de professores que ensinam matemática e Educação Matemática Inclusiva.

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Publicado

2025-06-16

Edição

Seção

Dossiê - Professores que Ensinam Matemática: para quê, para quem

Como Citar

SILVA, Lilian Aragão da; SANTOS, Gabriela da Silva. Percepções de licenciandos e professores que ensinam matemática acerca da discalculia. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, Minas Gerais, v. 6, n. Especial, p. 1–17, 2025. DOI: 10.14393/BEJOM-v6-2025-72948. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/72948. Acesso em: 11 jul. 2025.

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