Percepções de licenciandos e professores que ensinam matemática acerca da discalculia
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-72948Palavras-chave:
Educação inclusiva, transtorno de aprendizagem, discalculiaResumo
A discalculia é um Transtorno de Aprendizagem da Matemática pouco conhecido pelos profissionais da educação e debatido na literatura. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções sobre a Discalculia de licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática e professores formados de uma universidade no interior da Bahia. Adotando uma abordagem qualitativa, conduzimos entrevistas semiestruturadas e individuais com quatro participantes, sendo dois licenciandos e dois professores da educação básica. Após a produção e transcrição dos dados, procedemos à análise e discussões, fundamentadas na revisão bibliográfica, visando compreender suas percepções. Nesse processo, foram construídas três categorias. Na categoria Conhecimento e identificação da Discalculia, os licenciandos afirmaram conhecer a Discalculia, sem uma explicação aprofundada, enquanto os professores souberam expressar alguns conhecimentos sobre a Discalculia. No geral, todos os entrevistados apresentaram dificuldades em identificar alunos com Discalculia. Já na categoria Uso de recursos e metodologias, os entrevistados indicaram estratégias diversas, mas percebemos que resolviam dificuldades de aprendizagem momentâneas. E, por fim, na categoria A importância da Formação, os entrevistados apontaram que tiveram um contato tímido com esse tema, representando uma lacuna na formação deles. A partir desses resultados, concluímos que os entrevistados possuem um conhecimento limitado sobre a Discalculia, particularmente, em relação às suas dificuldades, bem como identificamos a urgência dessas discussões no âmbito da formação de professores.
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