Vestígios da criação do primeiro curso de formação de professores de Matemática no Alto Paranaíba, Minas Gerais: um olhar a partir da Revista Documenta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v1-n2-2020-52926

Palavras-chave:

Formação de professores de matemática, Revista Documenta, História da educação matemática

Resumo

Nesse artigo apresentamos resultados iniciais de um projeto em desenvolvimento cujo o objetivo é mapear movimentos da criação dos primeiros cursos que formavam professores de Matemática na região do Alto do Paranaíba, Minas Gerais. Como fonte principal, temos os pedidos de criação, conversão e/ou reconhecimento de cursos que formavam professores de Matemática, de instituições públicas federais ou privadas, publicados na revista Documenta – publicação mensal do Conselho Federal de Educação, no entanto, ressaltamos que outras fontes também foram usadas. As inspirações teóricos-metodológicas se baseiam na linha/projeto Mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil, do grupo de pesquisa Grupo História Oral e Educação Matemática, Ghoem. Para esse texto trouxemos resultados do primeiro curso que ocorreu nessa região, em especial, na cidade de Patos de Minas. Entre eles, imprimimos uma discussão que abrange o currículo do primeiro curso de formação de professores de Matemática, a listagem dos primeiros professores, indícios da criação da primeira Faculdade privada e de outros cursos de formação de professores, do movimento de ensino superior nessa cidade e evidências do auxílio para a criação desse movimento da Igreja Católica. Apontamos que esse estudo é assumidamente historiográfico e se inscreve no campo da História da Educação Brasileira, mais especificamente na História da Educação Matemática no Brasil.

Biografia do Autor

  • Douglas Marin, Universidade Federal de Uberlândia

    Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Unesp, campus de Rio Claro. É professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua na Faculdade de Matemática (FAMAT). Coordenador do Laboratório de Ensino de Matemática da FAMAT. É membro do Colegiado do curso de Matemática da FAMAT. Representante da FAMAT no Fórum de Licenciatura da UFU. Membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática - Ghoem, da Unesp; e, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe), da UFU. As pesquisas têm foco no campo da Educação Matemática, tendo interesse nas seguintes temáticas: formação de professores de matemática; o ensino aprendizagem de matemática; e história da educação matemática no Brasil. (Fonte: Currículo Lattes).

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Publicado

2020-07-02

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática

Como Citar

Vestígios da criação do primeiro curso de formação de professores de Matemática no Alto Paranaíba, Minas Gerais: um olhar a partir da Revista Documenta. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 48–62, 2020. DOI: 10.14393/BEJOM-v1-n2-2020-52926. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/52926. Acesso em: 7 mar. 2025.

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