Proposta didática de triângulos e quadriláteros no 6º ano do ensino fundamental com a plataforma GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71674

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, educação matemática, geometria plana

Resumo

Entendemos que a utilização de tecnologias digitais nas aulas de matemática, temática de diversas pesquisas em Educação e Educação Matemática, busca, primordialmente, integrar o estudante contemporâneo ao uso do potencial dos softwares e do computador no processo de ensino e aprendizagem. No presente relato, é discutido a elaboração de uma proposta didática e seus resultados na aprendizagem dos estudantes e na formação dos autores. O objetivo deste trabalho é relatar a elaboração, desenvolvimento, resultados e discussão de uma proposta didática para o 6º ano do Ensino Fundamental acerca do tema “triângulos e quadriláteros”, com auxílio do software GeoGebra. O software GeoGebra é um aplicativo de código livre que promove o compartilhamento e publicação de materiais e construções que podem ser utilizados pelos professores em suas salas de aula. Os resultados demonstram que a mediação dos professores durante a proposta teve muita importância no processo de ensino e aprendizagem no ambiente computacional.

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Biografia do Autor

Arianne Vellasco-Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente é docente efetiva e atua como coordenadora da OBMEP no Colégio de Aplicação Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - CAP ESEBA/UFU. É membro do Corpo Editorial da Revista do Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Norte, ISSN: 2447-8318. É coordenadora desde 2020 do "Grupo de Estudo e Pesquisa para o Ensino Aprendizagem em Educação Matemática" (GEPEAEM), do CAP ESEBA/UFU. É membro dos Grupos de Pesquisa "cf@fc - Cálculo Fracionário e Aplicações" da UNESP/SP e "Plataforma GeoGebra no ensino da Matemática e Tecnologias da Ufersa/RN. Faz parte do grupo PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, 2022 a 2024, que trabalha na unidade escolar de forma multi e interdisciplinar entre as disciplinas de Matemática e Física. Foi coordenadora da área de matemática EM 2021 e atuou no "Grupo de Estudos, Pesquisas e Inovações Tecnológicas" (GEPIT) do CAP ESEBA/UFU. Formação: Doutora em Ciência e Tecnologia de Materiais (Matemática Aplicada à Física Quântica), Unesp-Campus Bauru/SP, 2018; Mestre em Biometria (Matemática Aplicada nos sistemas biológicos), Unesp-Campus Botucatu/SP, 2014 e Graduada em Licenciatura em Matemática, UNESP-Campus Bauru/SP, 2011. Trabalhou na Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima - EAGRO/RR, campus Murupu, no ano de 2019, onde ministrou aulas de Cálculo para o curso Superior tecnológico em Agroecologia e de Matemática para o Ensino Médio e PROEJA. Trabalhou na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), Campus Bauru/SP, onde ministrou disciplinas de Fundamentos de Cálculo e Cálculo Diferencial e Integral I e II, no período de dois anos (2014 e 2015). Atuou no grupo de pesquisa em Psicologia da Educação Matemática, com ênfase na Resolução de problemas e a Matemática escolar.

Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente, é estudante de graduação em Matemática - Licenciatura na Universidade Federal de Uberlândia. Participou como voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por 18 meses, de 2022 a 2024. Fez iniciação científica vinculada ao projeto de pesquisa Formação continuada de professores que ensinam matemática: um estudo sob a perspectiva histórico-cultural (APQ-03108-17) por 14 meses, de 2023 a 2024. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU). É integrante da equipe organizadora dos projetos de extensão Resolução de Problemas com o GeoGebra desde 2022 e LEM de Portas Abertas desde 2023.

 

Fabiana Fiorezi de Marco, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutora em Educação, área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática pela FE/USP (2015). Doutora (2009) e Mestre (2004) em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; Especialista em Matemática Aplicada (1996) e em Educação Matemática (1998) pela Universidade de Franca; Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (1995). Atualmente é docente Associada na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, docente supervisora no Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência, membro do Fórum de Licenciaturas da UFU e coordenadora adjunta do GT07 - Formação de Professores que Ensinam Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Atua como membro do corpo permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Editora-chefe da revista Ensino em Re-Vista; membro da diretoria da Revista Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU) e, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP/SP). Tem experiência na educação básica e no ensino superior, desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem e, formação docente, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação matemática; ensino e aprendizagem de Matemática; resolução de problemas; tecnologia educacional; jogos no ensino de matemática; teoria da atividade; e, teoria histórico-cultural. 

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

VELLASCO-GOMES, A.; SILVEIRA, M. C. C.; MARCO, F. F. de. Proposta didática de triângulos e quadriláteros no 6º ano do ensino fundamental com a plataforma GeoGebra. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 5, n. especial - SiTAPEM, p. 118–132, 2024. DOI: 10.14393/BEJOM-v5-2024-71674. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71674. Acesso em: 22 jul. 2024.