Educação algébrica: uso de padrões figurativo-numéricos como recurso didático-pedagógico para os anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n4-2021-57955

Palavras-chave:

Educação Matemática. Pensamento Algébrico. Ensino-aprendizagem. Padrões matemáticos.

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental é marcado por um histórico de dificuldades. No que tange à educação algébrica, questões relacionadas à interpretação e entendimento da linguagem algébrica são desafios vivenciados durante o processo de escolarização dos estudantes. Neste sentido, este artigo teve por objetivo analisar contribuições da utilização de padrões figurativo-numéricos no segundo ciclo do ensino fundamental. Para tanto, pautados na abordagem qualitativa e na pesquisa bibliográfica, buscamos por estas contribuições, evidenciar diferentes possibilidades de intervenção pedagógica em situações didáticas adversas. Como conclusões, defendemos que a utilização do padrão figurativo-numérico nesta etapa educativa possui potencialidades importantes para a educação algébrica, visando melhor compreensão do corpo discente no que se refere a linguagem algébrica e a representação algébrica de padrões matemáticos ao longo do seu processo de escolarização. Por meio de atividades utilizando tais padrões, revelamos que pode ser possível o resgate de dificuldades matemáticas provenientes de etapas pregressas, uma vez que é possível interligar uma multiplicidade de conteúdos e conceitos, bem como áreas de conhecimento. Desta forma, entendemos que tais ações podem, por sua vez, qualificar a díade ensino-aprendizagem de álgebra na educação básica e, em especial, nos anos finais do ensino fundamental.

Biografia do Autor

  • Júlio Paulo Cabral dos Reis, Instituto Federal de Minas Gerais

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor Efetivo de Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Ibirité).

  • Révero Campos da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN). Bolsista PNPD/CAPES. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade La Salle Canoas (UNILASALLE) com período sanduíche (em ambas formações) na Universidade La Salle México (ULSA).

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Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática

Como Citar

Educação algébrica: uso de padrões figurativo-numéricos como recurso didático-pedagógico para os anos finais do ensino fundamental. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 2, n. 4, p. 30–47, 2021. DOI: 10.14393/BEJOM-v2-n4-2021-57955. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/57955. Acesso em: 6 mar. 2025.

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