Jogos angolanos como ferramenta pedagógica para o ensino de matemática: um estudo na perspectiva do Programa Etnomatemática
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-58089Palavras-chave:
Angolan games, Mathematics Teaching, Ethnomathematics Program.Resumo
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado do segundo autor, junto ao Programa de Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lueji N´Konde (Angola), desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Tem como proposta apresentar os primeiros resultados da investigação que teve como objetivo levantar/compreender a concepção de futuros professores da Escola Magistério Primário 11 de Novembro de Chitato em Angola, acerca dos jogos e brincadeiras angolanas, como ferramenta didática no processo de ensino e de aprendizagem em matemática. De abordagem qualitativa, tendo como aporte teórico as dimensões do cotidiano e educacional do Programa Etnomatemática e teóricos que defendem os jogos e brincadeiras no ensino de matemática, aplicou-se um questionário aos futuros professores (que ensinarão matemática) do 4º ano da instituição. Os primeiros resultados levantados apresentaram dois jogos angolanos, que, na concepção de futuros professores que ensinarão matemática, podem e devem ser utilizados no ensino da matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.