Utilizando a criptografia para despertar o interesse e motivar uma aprendizagem significativa no ensino de funções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-56308

Palavras-chave:

Aprendizagem, Funções, Criptografia, Ensino

Resumo

Este artigo apresenta uma adaptação de alguns resultados contidos na disserta-ção de mestrado do primeiro autor, [9]. Uma das maiores dificuldades enfrentadas peloseducadores no ensino de hoje é a falta de interesse dos alunos em conteúdos programáticosda matemática, que muitas vezes é reduzida a um conjunto de técnicas, regras e algoritmossem nenhuma aplicabilidade ou justificativa. O objetivo deste trabalho é investigar e ana-lisar possíveis contribuições no ensino-aprendizagem de funções tendo como abordagemmetodológica a resolução de problemas. O tema criptografia acaba despertando a curiosidade e levando a um processo que possibilita a construção de novos conhecimentos, já que o mesmo é parte integrante do dia a dia dos estudantes. A aplicação de jogos possibilitaa construção do conhecimento matemático de forma prazerosa, envolvente e significativa. Pensando nisso, surgiu a ideia de aliar a criptografia a um jogo de caça ao tesouro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemar Danilo Carvalho, UFSCar

Possui graduação em Química (licenciatura) pela Universidade Federal de São Carlos(2015), graduação em Ciencias( Habilidade plena em Matematica) pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Itapetininga(2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo(2013) e mestrado-profissionalizante em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos(2020). Atualmente é Professor da educação Basica - PEBII da Secretaria de Educação do Estado de SP. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:Aprendizagem, Funções, Criptografia, Ensino. (Fonte: Currículo Lattes).

Silvia Maria Simões de Carvalho, UFSCar

Possui Pós-doutorado em Matemática Aplicada pela UNICAMP (2012), Pós- Doutorado em Matemática (2011), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Tem experiência na área de Matemática, com enfâse em álgebra, métodos de pontos interiores e pesquisa operacional. https://sites.google.com/view/silviamsc (Fonte: Currículo Lattes).

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+: Ensino Médio - Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 2002. 141p.

DANTAS, Andréa de Araujo. A Criptografia no Ensino Fundamental e Médio. Monografia (especialização), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó-RN, 2016.

MACHINSKI, Alessandra e TROBIA, José. Utilizando jogos como estratégiapara o ensino e aprendizagem da matemática. Cadernos PDE, secretaria de educação do Paraná, Volume 1, Paraná, 2016.

MENEZES, Luiza de Abreu. CARVALHO, Marcos Pavani. Criptografia na salade aula, X Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador, 2010.

NERI, M. Motivos da evasão escolar. [S.l.], 2013. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/ibrecps/rede/finais/Etapa3-Pesq_MotivacoesEscolares_sumario_principal_anexo-Andre_FIM.pdf Acesso em: 28/02/2020.

OLIVEIRA JUNIOR, Gilmar Rezende de. Algumas aplicações da criptografia noensino fundamental. Universidade Federal do Tocantins, Dissertação (MestradoProfissional), Palmas- TO, 2015.

POLYA, G. A. A arte de Resolver Problemas. Tradução: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro, Interciência, 1978.

SÃO PAULO, (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de SãoPaulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. ? 1. ed. atual. ?São Paulo: SE, 2011.

VALDEMAR, D. C. Uma metodologia com uso de criptografia pra ensino de funções. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Departamentode Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

CARVALHO, V. D.; CARVALHO, S. M. S. de. Utilizando a criptografia para despertar o interesse e motivar uma aprendizagem significativa no ensino de funções. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 37–51, 2020. DOI: 10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-56308. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/56308. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática