Utilizando a criptografia para despertar o interesse e motivar uma aprendizagem significativa no ensino de funções
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-56308Palavras-chave:
Aprendizagem, Funções, Criptografia, EnsinoResumo
Este artigo apresenta uma adaptação de alguns resultados contidos na disserta-ção de mestrado do primeiro autor, [9]. Uma das maiores dificuldades enfrentadas peloseducadores no ensino de hoje é a falta de interesse dos alunos em conteúdos programáticosda matemática, que muitas vezes é reduzida a um conjunto de técnicas, regras e algoritmossem nenhuma aplicabilidade ou justificativa. O objetivo deste trabalho é investigar e ana-lisar possíveis contribuições no ensino-aprendizagem de funções tendo como abordagemmetodológica a resolução de problemas. O tema criptografia acaba despertando a curiosidade e levando a um processo que possibilita a construção de novos conhecimentos, já que o mesmo é parte integrante do dia a dia dos estudantes. A aplicação de jogos possibilitaa construção do conhecimento matemático de forma prazerosa, envolvente e significativa. Pensando nisso, surgiu a ideia de aliar a criptografia a um jogo de caça ao tesouro.
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