Utilizando a criptografia para despertar o interesse e motivar uma aprendizagem significativa no ensino de funções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-56308

Palavras-chave:

Aprendizagem, Funções, Criptografia, Ensino

Resumo

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos educadores no ensino de hoje é a falta de interesse dos alunos em conteúdos programáticos da matemática, que muitas vezes é reduzida a um conjunto de técnicas, regras e algoritmos sem nenhuma aplicabilidade ou justificativa. O objetivo deste trabalho é investigar e analisar possíveis contribuições no ensino-aprendizagem de funções tendo como abordagem metodológica a resolução de problemas/investigação matemática utilizando um jogo de caça-tesouro relacionando a teoria das funções com a criptografia que está presente no cotidiano do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Maria Simões de Carvalho, UFSCar

Possui Pós-doutorado em Matemática Aplicada pela UNICAMP (2012), Pós- Doutorado em Matemática (2011), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Tem experiência na área de Matemática, com enfâse em álgebra, métodos de pontos interiores e pesquisa operacional. https://sites.google.com/view/silviamsc (Fonte: Currículo Lattes).

Valdemar Danilo Carvalho, UFSCar

Possui graduação em Química (licenciatura) pela Universidade Federal de São Carlos(2015), graduação em Ciencias( Habilidade plena em Matematica) pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Itapetininga(2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo(2013) e mestrado-profissionalizante em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos(2020). Atualmente é Professor da educação Basica - PEBII da Secretaria de Educação do Estado de SP. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:Aprendizagem, Funções, Criptografia, Ensino. (Fonte: Currículo Lattes).

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Carvalho, S. M. S. de ., & Carvalho, V. D. . (2020). Utilizando a criptografia para despertar o interesse e motivar uma aprendizagem significativa no ensino de funções. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, 2(3), 37–51. https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-56308

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática