Utilizando a criptografia para despertar o interesse e motivar uma aprendizagem significativa no ensino de funções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-56308

Palavras-chave:

Aprendizagem, Funções, Criptografia, Ensino

Resumo

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos educadores no ensino de hoje é a falta de interesse dos alunos em conteúdos programáticos da matemática, que muitas vezes é reduzida a um conjunto de técnicas, regras e algoritmos sem nenhuma aplicabilidade ou justificativa. O objetivo deste trabalho é investigar e analisar possíveis contribuições no ensino-aprendizagem de funções tendo como abordagem metodológica a resolução de problemas/investigação matemática utilizando um jogo de caça-tesouro relacionando a teoria das funções com a criptografia que está presente no cotidiano do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemar Danilo Carvalho, UFSCar

Possui graduação em Química (licenciatura) pela Universidade Federal de São Carlos(2015), graduação em Ciencias( Habilidade plena em Matematica) pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Itapetininga(2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo(2013) e mestrado-profissionalizante em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos(2020). Atualmente é Professor da educação Basica - PEBII da Secretaria de Educação do Estado de SP. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:Aprendizagem, Funções, Criptografia, Ensino. (Fonte: Currículo Lattes).

Silvia Maria Simões de Carvalho, UFSCar

Possui Pós-doutorado em Matemática Aplicada pela UNICAMP (2012), Pós- Doutorado em Matemática (2011), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Tem experiência na área de Matemática, com enfâse em álgebra, métodos de pontos interiores e pesquisa operacional. https://sites.google.com/view/silviamsc (Fonte: Currículo Lattes).

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

CARVALHO, V. D.; CARVALHO, S. M. S. de. Utilizando a criptografia para despertar o interesse e motivar uma aprendizagem significativa no ensino de funções. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 37–51, 2020. DOI: 10.14393/BEJOM-v2-n3-2021-56308. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/56308. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática